Florentino Luís chegou ao Benfica na temporada 2010/11, após uma temporada no Real Sport Clube. Anteriormente havia jogado Futsal por duas temporadas na equipa do Tercena. Esta é já a sua oitava época ao serviço dos encarnados. Na corrente época representou a equipa B comandada por Hélder Cristóvão, sendo que nas últimas semanas tem integrado a equipa de juniores "A", que está em vias de se tornar campeá nacional.
No último defeso Florentino renovou o seu contrato com o Benfica prolongando-o até 2022, o que demonstra bem a confiança que o Benfica deposita nas suas capacidades de um dia vir a ser um dos esteios do meio campo benfiquista.
No seu currículo apresenta o título de campeão nacional de iniciados em 2013/14. Em termos internacionais sagrou-se Campeão da Europa de sub-17 em 2016. Também ao serviço da seleção nacional foi um dos que venceram o “FA Internacional Tournament” em 2015.
Nascido em Angola há 18 anos, Florentino Luís tem dupla nacionalidade o que lhe permitiu a estreia pela equipa das quinas no Torneio do Algarve em Fevereiro de 2015. Daí para cá soma já 55 internacionalizações com mais de três mil minutos de jogo e um golo marcado.
Presença de destaque na Seleção Nacional |
Internacionalizações:
Sub 20: 8
Sub 19: 19
Sub 17: 16
Sub 16: 10
Sub 15: 2
Etapa a etapa até à equipa principal
Florentino Luís é um médio defensivo que pela forma discreta como se apresenta em campo passou relativamente despercebido nos seus primeiros anos de formação no Seixal. Embora ao longo da sua curta carreira tenha sido quase sempre titular, pode-se dizer que apenas passou a estar debaixo dos holofotes após o Europeu de sub-17 que venceu ao serviço da seleção. Foi nessa competição que se começou a ver um jogador mais expansivo, mais desinibido, com maior presença em campo.
Com uma excelente leitura de jogo e sentido posicional, aliado ao facto de saber utilizar muito bem o corpo nos duelos individuais, consegue recuperar a bola com muita facilidade e raramente necessita de recorrer à falta para o fazer. Neste aspeto do jogo, e com as devidas distâncias, faz lembrar o Fejsa. Acrescenta ainda a vantagem de poder ser utilizado a central sempre que necessário.
No momento da construção tem qualidade técnica mais do que suficiente para a posição que ocupa. Utiliza muito bem o corpo para a proteção da bola e é muito eficaz tanto no passe curto como no passe longo. Faz uso da sua boa leitura tática para retirar a bola da zona de pressão e variar o centro de jogo com sentido de oportunidade. Mais uma vez salvaguardando as devidas distâncias, a forma aveludada como se movimenta e trata a bola faz lembrar o mítico Sr. Shéu.
Presença contínua na equipa B do Benfica esta época |
#naomefodas mode on
- Puto, não ligues puto ao que aqui escrevi. Qual novo Fejsa, novo Shéu ou novo Pogba, temos é o novo Florentino e mainada.
- Há que começar a cerrar mais os dentes dentro do campo. Nesse lugar até os colegas de equipa têm que sentir o teu bafo no pescoço, crl!
- Podem ver outras análises (parágrafo "As grandes promessas") AQUI.
#naomefodas mode off
Abraço