Fim de festa para o Benfica na Liga dos Campeões desta temporada com a receção no Estádio da Luz aos russos do Zenit, com os visitantes a terem ainda a possibilidade de continuarem na prova milionária. Ao Benfica restava lutar por um lugar na Liga Europa com um resultado de 2-0 ou uma vitória por três ou mais golos a garantir a qualificação sem depender de terceiros. Caso o Lyon não vencesse o RB Leipzig qualquer vitória do Benfica significaria a continuidade nas competições europeias.
O Benfica repetiu o onze apresentado frente ao Boavista no último fim-de-semana naquela que foi uma das melhores exibições da temporada. Parece que definitivamente Bruno Lage encontrou a fórmula para tirar o máximo partido do plantel que tem à sua disposição. O coletivo tem crescido com a melhoria individual de alguns dos jogadores e o inverso também tem acontecido, numa espécie de ciclo virtuoso.
Zlobin, Jardel, Nuno Tavares, Samaris (81'), Jota, Caio (89') e Seferovic (81') |
Momento | Positivo | Negativo
Defesa de Odysseas: A grande defesa de Odysseas a evitar o golo do Zenit já na fase final da partida foi fundamental para manter a baliza inviolável e assim garantir a continuidade na prova. | |
---|---|
Cervi: Mais do que merecido o prémio de ser o autor do golo que desbloqueou o marcador. Está longe de ser a última coca-cola, mas tem algo que nos agrada: raça, crer e ambição. | |
Falhanço: Fica um amargo de boca por não continuarmos na Liga dos Campeões. Bastava aguentar aquela vantagem na Alemanha e estávamos qualificados. Agora é encarar a Liga Europa com a ambição de a vencer. |
Bitaites do terceiro anel:
- Tão importante como a vitória foi a confirmação do bom momento da equipa e da sensação que fica que esta equipa tem tudo para voltar a empolgar o universo benfiquista.
- Não era preciso ser grande analista para destacar o equilíbrio deste grupo. As possibilidades na última jornada confirmaram-no: o Lyon podia ser primeiro ou último, O Zenit perto do fim estava na Champions, pouco depois nem na Liga Europa ficou.
- Os pouco mais do quarenta mil que foram à Luz foram poucos, mas foram bons. Antes 40k assim do que 60k em silêncio.
- Este apuramento para a Liga Europa, que não apaga uma participação pouco conseguida na Liga dos Campeões, foi um verdadeiro "soco" na nação dragarta.
- Fora do contexto, mas mais do que merecido: parabéns à equipa de voleibol pela histórica primeira vitória de uma equipa portuguesa na fase de grupos da Liga dos Campeões.
- Ah, já me esquecia: o Zenit lidera a liga russa com 10 pontos de avanço sobre o grande Krasnodar.