quinta-feira, 21 de janeiro de 2021


Benfica 1 - 2 Braga: Ingrato!

Darwin voltou a acertar no poste da baliza
Darwin voltou a acertar no poste da baliza

A meia-final da Taça da Liga 2020/21 colocou frente a frente o Benfica e o Sporting de Braga num jogo disputado no Estádio Dr. Magalhães Pessoa em Leiria. Os bracarenses são cada vez de forma mais afirmativa um clube que procura colar-se aos chamados grandes, sendo o atual detentor do troféu. Para o Benfica era importante o regresso às vitórias numa prova que dominou claramente nos seus primeiros anos, mas onde tem vacilado nas últimas temporadas.
Um forte surto de Covid-19 deixou o treinador do Benfica sem qualquer um dos elementos que compôs a defesa no último jogo no Dragão. Dessa forma foi necessário recorrer a João Ferreira para a lateral direita e adaptar Franco Cervi no lado contrário. Já nos centrais optou por Jardel e Todibo, dupla que havia defrontado o Amadora para a Taça de Portugal. Também ao nível da equipa técnica foi uma verdadeira hecatombe com Jorge Jesus a ser o único resistente à vaga de infeções, tendo dessa forma de recorrer a elementos da equipa B.

Benfica vs Braga - Taça da Liga 2020/21
Odysseas, Ferro, Samaris, Gabriel, Chiquinho, Everton, Pedrinho, Ferreyra e Gonçalo Ramos

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Surto: O momento deste jogo é claramente o momento em que surge um surto de Covid-19 que abala toda a estrutura do clube sem dó nem piedade.
Prémio Pablo Aimar
Responsabilidade: É um orgulho a forma como o Benfica tem gerido as questões do Covid-19. Testando além do exigido, sem aldrabices, deixando as decisões para quem de direito, cumprindo-as sem criar ruído ou alarmismo e colocando a saúde dos seus e dos adversários à frente de tudo o resto.
Prémio Bruno Cortez
Derrota: Sempre que perdemos um dos objetivos da temporada é um dia negativo na história do Benfica. Desta vez não foi diferente.

Pizzi ainda se lembrava de como marcar um penálti
Pizzi ainda se lembrava de como marcar um penálti

#naomefodas mode on
  • Quanto ao jogo dentro das quatro linhas houve equilíbrio, com momentos de domínio repartidos e com oportunidades para ambos os lados. As estatísticas demonstram que o Benfica teve alguma superioridade, mas na estatística que conta o Braga levou a melhor.
  • Vivemos tempos muito complicados. A manutenção em atividade do desporto profissional foi numa lógica de que todos iriam ser infetados e se atingiria a imunidade de grupo no meio. Com tanto contacto é impossível pensar doutra forma. Está em causa a sobrevivência do negócio e todos terão assumido o risco. Assim sendo, e como não vejo os sindicatos de jogadores ou de treinadores a manifestarem-se em sentido contrário, siga o circo...
  • Serve isto para dizer que concordo com a realização do jogo já que são as regras definidas foram aceites por todos. Apenas chamo a atenção para casos análogos, ou menos graves, em que os jogos foram adiados. É quase como comparar a entrada do Benfica em campo nos Açores, com os adiamentos por causa do vento e do gelo que se viram nos dias seguintes.
  • Aceito perante as regras estipuladas pela indústria do futebol, mas não me repugnaria, até acho que deveria acontecer, que perante a situação dramática que o país vive as entidades superiores suspendam toda a atividade desportiva, para não haver sinais contraditórios para a população.
  • Fomos a jogo mas não há como fugir ao contexto. Esta doença mata, e quando não o faz, em muitos casos deixa sequelas permanentes. Imaginem o ambiente no clube perante este surto. Não são "apenas" os sete atletas, é o presidente, são os membros da equipe técnica, os dirigentes, os fisioterapeutas. Muitos deles já em idades onde o vírus pode ser bem complicado. Nem consigo imaginar o ambiente no estágio, já nem vou à questão dos treinos.
  • Neste cenário só tenho que elogiar, e agradecer, todo o grupo de trabalho que deu a cara pelo Benfica em Leiria. Ir a jogo nestas circunstâncias e dar a resposta que deram demonstra um profissionalismo inquestionável. É de realçar ver um treinador com mais de setenta anos com a coragem e determinação para continuar a liderar o barco no meio deste vendaval. Talvez por já ter uns aninhos tenha tenha esta visão das coisas. No lugar dele metia-me no quentinho da cama.
  • Seja como for há que minimizar estragos nesta fase exigente e com muito em jogo. Assim aconteça e o Benfica fica com quase todo o plantel, por via da imunização adquirida, mais protegido para o que resta da temporada. Às vezes há males que vêm por bem.
  • Com a eliminação da Taça da Liga no domingo temos o regresso da Liga NOS frente ao Nacional da Madeira. Carrega Benfica!!!
#naomefodas mode off

Abraço

sexta-feira, 15 de janeiro de 2021


Porto 1 - 1 Benfica: E o penálti?

Grimaldo jogou mais adiantado e faturou
Grimaldo jogou mais adiantado e faturou

A 14ª jornada da Liga NOS 2020/21 levou o Benfica ao norte do país para defrontar o Porto no Estádio do Dragão.
O Porto é atualmente "o" rival do Benfica pelo que o resultado deste jogo significa sempre muito mais do que os três pontos em disputa. Pedia-se, e exigia-se, um Benfica destemido a lutar pela vitória com todas as armas ao seu dispor.
Jorge Jesus surpreendeu ao apostar em Grimaldo e Nuno Tavares em simultâneo no onze titular, com o espanhol a avançar no terreno. Meia surpresa foi a presença de Seferovic junto a Darwin na frente de ataque após ter sido titular no jogo da Taça de Portugal frente ao Estrela.
Porto vs Benfica - Liga NOS 2020/21
Helton, Diogo G, Jardel, Samaris, Chiquinho, Everton, Pedrinho, Waldschmidt e Gonçalo R.

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Penálti por marcar: Mais uma grande penalidade que ficou por marcar a favor do Benfica. Seria a primeira do campeonato e seria também uma grande oportunidade para saltar para frente no marcador.
Prémio Pablo Aimar
Atitude: Postura irrepreensível da equipa ao longo de todo o jogo. Há que manter esta garra e vontade de vencer em todos o jogos que depois a qualidade fará a diferença.
Prémio Bruno Cortez
Porto: Equipa que baseia o seu futebol na deslealdade dos seus jogadores. A forma com estão constantemente a rebolar no chão agarrados à cara é hilariante. Como é que alguns paineleiros conseguem ao mesmo tempo elogiar a Premier League e esta equipa merdosa?!

Festejos no Dragão
Festejos no Dragão
#naomefodas mode on
  • Grande jogo do Benfica que não se refletiu no resultado. Em jogos grandes o aproveitamento das oportunidades tem que ser maior do que o que foi. Pena porque a vitória assentaria muito bem ao Benfica e permitiria encurtar distâncias para o primeiro lugar.
  • Já falavam de recorde de vitórias consecutivas, falavam em massacres, mas o que é um facto é que nos cinco últimos clássicos para a Liga NOS no Dragão registam-se três empates e uma vitória para cada lado. E todos sabemos como foi essa vitória do Porto na época passada.
  • É triste acompanhar muitos dos comentários dos Benfiquistas nas redes sociais. "Cheira-me a 5-0", "Grimaldo e Nuno Tavares? Está bêbado", "Pizzi no meio? Estamos fdds", etc. Ainda bem que a equipa tem mais tomates que estes adeptos profetas da desgraça.
  • O hipócrita do treinador do Porto quando ganhou a Taça da Liga era muito amigo do Jorge Jesus e até lhe telefonou. Hoje nem o nome dele era capaz de dizer, era o "treinador do adversário". Tem uma equipa que joga com o guarda-redes a distribuir jogo a "10" e limita-se a aproveitar as faltas e os penáltis para ganhar os jogos nas bolas paradas. Muitas delas roubadinhas. 
  • Segue-se a Taça da Liga em Leiria com o Benfica a disputar com o Sporting de Braga o acesso à final da prova. Carrega Benfica!!!
#naomefodas mode off

Abraço!

terça-feira, 12 de janeiro de 2021


Estrela da Amadora 0 - 4 Benfica: Check!

Pedrinho a assistir e Chiquinho a faturar
Pedrinho a assistir e Chiquinho a faturar

Foi curta a deslocação do Benfica para a disputar os oitavos de final da Taça de Portugal perante um Club Football Estrela da Amadora que procura regressar aos grandes palcos do futebol português. O jogo foi a reedição de um confronto com alguma história no futebol português tendo também uma ligação especial para Jorge Jesus.
O treinador do Benfica levou a cabo uma verdadeira revolução no onze inicial, com Seferovic a ser o único a repetir a titularidade. Um dos grandes motivos de interesse da partida foi a estreia de Todibo com a camisola do Benfica, fazendo dupla de centrais com Jardel. Curiosidade também para ver se Gonçalo Ramos, recuperado da Covid-19, aproveitava mais uma oportunidade para faturar na frente de ataque benfiquista.

Estrela da Amadora vs Benfica - Taça de Portugal 2020/21
Svilar, Otamendi, Grimaldo, Weigl, Rafa, Waldschmidt e Ferreyra

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Trivela de Pedrinho: O passe que dá origem ao golo que desbloqueou o resultado ainda antes do intervalo é delicioso. Começa a ser um gesto técnico imagem de marca do craque brasileiro.
Prémio Pablo Aimar
Chiquinho: Abriu o marcador e voltou a marcar na segunda parte. Aprecio as qualidades do jogador, mas parece-me que há sempre alguma inibição que não lhe permite demonstrar o futebol que tem. Talvez seja boa solução mudar de ares.
Prémio Bruno Cortez
Desconcentrações: Foram mais do que o desejado os momentos de desconcentração que permitiram que o Estrela por várias vezes estivesse próximo do golo. Já agora, acho que esta equipa era candidata à subida na segunda liga.

Todibo mostrou qualidades e alguma imaturidade
Todibo mostrou qualidades e alguma imaturidade

#naomefodas mode on
  • Exibição globalmente positiva num daqueles jogos que se podem tornar traiçoeiros. Após uma entrada mais periclitante, perante um adversário com muita crença, a supremacia foi-se acentuando e o resultado avolumando.
  • A estreia de Todibo deixou boas indicações. Parece ter condições para ser um central de topo, mas apresenta ainda muitas arestas para limar. Tenha ele humildade e mentalidade para aproveitar os ensinamentos de Jorge Jesus e ainda pode vir a ser muito útil. Se ficar por cá, claro.
  • Jorge Jesus percebeu finalmente que não pode dar palha nas conferências de imprensa. Um dos seus maiores erros nesta temporada foi ter alimentado a conversa à volta do mercado, principalmente a conversa dos centrais. Mais vale tarde do que nunca.
  • E os comentários da cambada de fdp da TVI?! Espetáculo! 
  • Sexta-feira regressa a Liga Nos com o clássico do Dragão numa oportunidade que todo o grupo de trabalho tem de sacudir fantasmas. Carrega Benfica!!!
#naomefodas mode off

Abraço

sexta-feira, 8 de janeiro de 2021


Benfica 2 - 0 Tondela: Retemperador!

Seferovic abriu o marcador
Seferovic abriu o marcador

Regresso ao Estádio da Luz para defrontar o Tondela em jogo da 13ª jornada da Liga NOS 2020/21. O Tondela tem feito uma temporada modesta, mas já tem criado dificuldades a outros grandes do futebol português.
Jorge Jesus fez regressar à titularidade para esta partida Otamendi, Pizzi e Seferovic. Em sentido contrário Ferro, Taarabt e Waldschmidt sentaram-se no banco de suplentes.
Benfica vs Tondela - Liga NOS 2020/21
Helton, Nuno Tavares, Ferro, Samaris, Taarabt, Chiquinho, Pedrinho, Waldschmidt e Gonçalo Ramos

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Defesa de Odysseas: Seria tremendamente injusto, mas seria um golpe fatal para as aspirações do Benfica sofrer um golo naquela altura.
Prémio Pablo Aimar
Otamendi: Continua a subir de forma à medida que a confiança vai crescendo. É dos poucos jogadores que temos com espírito de liderança e capacidade de mobilizar os seus colegas.
Prémio Bruno Cortez
Falta de frieza: Continua a ser uma pecha muito grande a falta de discernimento na fase final das jogadas. É importante ultrapassar este problema para poder resolver os jogos mais cedo.

Festejos importantes, pena a falta de adeptos
Festejos importantes, pena a falta de adeptos


#naomefodas mode on
  • Vitória justa e importante. Siga!
  • Relativamente à diferença de critérios que referi no post do último jogo (podem ver para comparar):
  • Outros clubes com jogos adiados sem sequer os iniciar: check
  • Faltas em quase todas as disputas de bola pelos jogadores do Benfica: check
  • Critérios nos amarelos, Benfica 2 - Tondela 0: check
  • Nas substituições mais um amarelo a um jogador do Benfica que saiu do campo a correr: check
  • Benfica com zero penaltis a favor: check
  • Relativamente às transmissões, hoje ainda tivemos algumas repetições da mão que o VAR mais uma vez não quis ver. Fosse no canal do costume e este penalti escandaloso tinha passado entre os pingos da chuva.
  • Continuem a bater nos nossos. Continuem a escalpelizar as CI's do JJ até ao tutano. Continuem a fazer memes e piadas com o Benfica. Continuem que vão ficar bem vistos, pelo menos aos olhos dos nossos adversários, ficam.
  • O próximo jogo é frente ao Estrela da Amadora para a Taça de Portugal no próximo dia 12. Carrega Benfica!!!
#naomefodas mode off

Abraço!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021


Guarde mais uma, Senhor Cosme! IV

Benfica conquista Taça da Liga Feminina 2019/20

A equipa de Futebol Feminino do Benfica venceu no Estádio Municipal de Aveiro, a primeira edição da Taça da Liga Feminina, ficando para a história como o primeiro vencedor da competição. A prova refere-se ainda à temporada 2019/20.
Na final o Benfica defrontou a equipa do Sporting de Braga e venceu por um robusto 3-0, fruto de uma excelente exibição. Os golos da vitória foram marcados por Cloé Lacasse, Ana Vitória e Nycole Raysla. Mais um importante troféu para enriquecer ainda mais o Museu Cosme Damião.
Benfica na final: Catarina Vilão, Catarina Amado, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Matilde Fidalgo, Andreia Faria, Pauleta, Beatriz Cameirão, Ana Vitória (1), Cloé Lacasse (1) e Nycole Raysla (1). Mariana Diogo, Ana Seiça, Mariana Alberto, Joline Amane, Cristhy Ucheibe, Amélia Silva e Francisca Nazareth. 
Benfica conquista Taça da Liga Feminina 2019/20




Benfica conquista Taça da Liga Feminina 2019/20
Benfica conquista Taça da Liga Feminina 2019/20
Benfica conquista Taça da Liga Feminina 2019/20
Benfica conquista Taça da Liga Feminina 2019/20

Staff: Filipa Patão, Tiago Carmo, André Vale, Marco Sousa, Pedro Espinha, Mauro Rodrigues, Francisco Sá Pessoa e João Almeida.

As Vencedoras: Dani Neuhaus, Carolina Vilão, Mariana Diogo, Mariana Alberto, Catarina Amado, Carole Costa, Matilde Fidalgo, Sílvia Rebelo, Ana Seiça, Jassie Vasconcelos, Beatriz Cameirão, Andreia Faria, Jolina, Pauleta, Evy Pereira, Chrity Ucheibe, Ana Vitória, Lúcia Alves, Cloé Lacasse, Francisca Nazareth, Nycole Raysla, Darlene e Amélia Silva.

Parabéns Campeãs!!!

terça-feira, 5 de janeiro de 2021


Santa Clara 1 - 1 Benfica: Esfumou-se a meio!

Gilberto saiu lesionado
Gilberto saiu lesionado
O Benfica deslocou-se aos Açores para disputar frente ao Santa Clara a jornada doze da Liga NOS 2020/21. Ao contexto já conturbado pelos nove jogadores indisponíveis juntou-se um clima completamente adverso na ilha de São Miguel que levou a uns inenarráveis cinco minutos de jogo e adiamento para o dia seguinte. O Santa Clara tem feito um campeonato tranquilo ocupando um lugar na primeira metade da tabela classificativa.
A única alteração para esta partida relativamente ao último jogo foi e entrada de Ferro para o lugar do castigado Otamendi. O castigo do central argentino permitiu também a ida ao banco de Todibo, jogador cujo destino no Benfica parece traçado.
Santa Clara vs Benfica - Liga NOS 2020/21
Helton, Diogo Gonçalves, Todibo, Nuno Tavares, Samaris, Chiquinho, Pizzi, Tiago Araújo e Ferreyra

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Golo: Bonita combinação atacante que culminou no abrir do marcador.
Prémio Pablo Aimar
Primeira parte: À imagem do jogo anterior realizamos uma primeira parte razoável que apenas pecou por falta de definição no último terço. Mais um vez desaparecemos do jogo na segunda parte.
Prémio Bruno Cortez
Critérios: Ou falta deles. Desenvolvido abaixo.

Esperava mais de Vertonghen ofensivamente
Esperava mais de Vertonghen ofensivamente

#naomefodas mode on
  • Ponto prévio: temos equipa técnica, plantel e condições de trabalho mais do que suficientes para apresentarmos muito mais qualidade de jogo do que infelizmente se tem tornado habitual. A principal culpa de tal não acontecer é nossa, mas não podemos escamotear a diferença de critérios.
  • Covid-19: Com seis jogadores infetados outras equipas viram os seus jogos adiados. O Benfica joga.
  • Intempérie: Eu vi um árbitro, que por acaso agora até é presidente da Liga, a andar de bola na mão à procura de poças onde a pudesse deixar cair para poder adiar um determinado jogo. O Benfica entrou em campo para jogar numa autêntica piscina quando já toda a gente sabia que era uma questão de tempo até o jogo ser interrompido. Desgaste, mais meia-hora todos encharcados à espera da decisão final. Siga!
  • Faltas: Qualquer toque ligeiro de um jogador do Benfica num adversário resulta em falta. Então agora que aprenderam a gritar, rebolar ou agarrarem-se à cara, ainda mais. Em situações contrárias o que mais se vê é o árbitro a mandar levantar ou a apontar para a bola a indicar que não há falta. Impossível defender com agressividade no nosso meio campo com este critério. Impossível conseguir pressionar com este critério.
  • Amarelos: Normalmente só aparecem por volta dos setenta minutos e quase sempre para jogadores ofensivos do adversário que recuam ao meio-campo. Os amarelos perdoados em lances em que param o nosso contra-ataque são um caso de estudo, particularmente as inúmeras faltas com que Rafa é presenteado. Em sentido contrário basta ver que ainda ontem tivemos Otamendi indisponível por já ter acumulado cinco amarelos. Li por aí que na sua anterior passagem por Portugal o máximo que levou numa época foram quatro. Critérios!
  • Substituições: Ainda no jogo anterior vimos o Waldschmidt levar um amarelo quando até saiu do campo a correr. Ontem era com toda a tranquilidade do mundo. No pasa nada!  
  • Penaltis: Benfica - 0; Porto - 8; Sporting - 5.
  • Transmissões: Todos os lances que beneficiem o Benfica são escalpelizados até à medula com dezenas de repetições. Os lances que o podem favorecer são reduzidos a duas repetições de ângulos manhosos. Já nem sequer comento os "comentários".
  • Cobertura da imprensa e opinião dos vários comentadores sempre a dourar a pílula para os adversários e constantemente a desvalorizar tudo que ao Benfica diz respeito, chegando por vezes ao achincalhamento. O tratamento dado a Jorge Jesus consoante está no Benfica ou fora do Benfica é um bom exemplo.
  • Podemos dizer que perante isto o Benfica nada diz? Sim, claro que podemos. Acontece é que muitos dos que pedem para o Benfica ser mais interventivo são os que ao mesmo tempo fragilizam os seus dirigentes com acusações constantes, retirando força a qualquer queixa que o clube faça. Além disso esse tipo de comunicação resulta muito mais através dos representantes nos programas de peixeirada, como os nossos adversários tão bem nos demonstram. Nós que temos a fama de ter cartilha só lá temos coninhas de sabão. O único que lhes responde à letra é odiado por quase todos os benfiquistas. Haja paciência.
  • Se ainda tiver vontade de andar por aqui no próximo jogo falarei um bocadinho sobre aquilo que considero ser culpa própria.
  • Mais uma coisa, dispenso bem  conversa de que com o futebol que temos apresentado até é uma vergonha estar a falar de critérios. A beira da estrada não tem nada a ver com a Estrada da Beira.
  • A Liga NOS prossegue já na próxima quinta-feira com a receção ao Tondela no Estádio da Luz. Como sou um gajo com tendência a ver sempre o copo meio cheio, carrega Benfica!!!
#naomefodas mode off

Abraço e um Bom Ano de 2021 para todos nós.

Espreite também:

Espreite também: