Gilberto saiu lesionado |
O Benfica deslocou-se aos Açores para disputar frente ao Santa Clara a jornada doze da Liga NOS 2020/21. Ao contexto já conturbado pelos nove jogadores indisponíveis juntou-se um clima completamente adverso na ilha de São Miguel que levou a uns inenarráveis cinco minutos de jogo e adiamento para o dia seguinte. O Santa Clara tem feito um campeonato tranquilo ocupando um lugar na primeira metade da tabela classificativa.
A única alteração para esta partida relativamente ao último jogo foi e entrada de Ferro para o lugar do castigado Otamendi. O castigo do central argentino permitiu também a ida ao banco de Todibo, jogador cujo destino no Benfica parece traçado.
Helton, Diogo Gonçalves, Todibo, Nuno Tavares, Samaris, Chiquinho, Pizzi, Tiago Araújo e Ferreyra |
Momento | Positivo | Negativo
Golo: Bonita combinação atacante que culminou no abrir do marcador. | |
---|---|
Primeira parte: À imagem do jogo anterior realizamos uma primeira parte razoável que apenas pecou por falta de definição no último terço. Mais um vez desaparecemos do jogo na segunda parte. | |
Critérios: Ou falta deles. Desenvolvido abaixo. |
- Ponto prévio: temos equipa técnica, plantel e condições de trabalho mais do que suficientes para apresentarmos muito mais qualidade de jogo do que infelizmente se tem tornado habitual. A principal culpa de tal não acontecer é nossa, mas não podemos escamotear a diferença de critérios.
- Covid-19: Com seis jogadores infetados outras equipas viram os seus jogos adiados. O Benfica joga.
- Intempérie: Eu vi um árbitro, que por acaso agora até é presidente da Liga, a andar de bola na mão à procura de poças onde a pudesse deixar cair para poder adiar um determinado jogo. O Benfica entrou em campo para jogar numa autêntica piscina quando já toda a gente sabia que era uma questão de tempo até o jogo ser interrompido. Desgaste, mais meia-hora todos encharcados à espera da decisão final. Siga!
- Faltas: Qualquer toque ligeiro de um jogador do Benfica num adversário resulta em falta. Então agora que aprenderam a gritar, rebolar ou agarrarem-se à cara, ainda mais. Em situações contrárias o que mais se vê é o árbitro a mandar levantar ou a apontar para a bola a indicar que não há falta. Impossível defender com agressividade no nosso meio campo com este critério. Impossível conseguir pressionar com este critério.
- Amarelos: Normalmente só aparecem por volta dos setenta minutos e quase sempre para jogadores ofensivos do adversário que recuam ao meio-campo. Os amarelos perdoados em lances em que param o nosso contra-ataque são um caso de estudo, particularmente as inúmeras faltas com que Rafa é presenteado. Em sentido contrário basta ver que ainda ontem tivemos Otamendi indisponível por já ter acumulado cinco amarelos. Li por aí que na sua anterior passagem por Portugal o máximo que levou numa época foram quatro. Critérios!
- Substituições: Ainda no jogo anterior vimos o Waldschmidt levar um amarelo quando até saiu do campo a correr. Ontem era com toda a tranquilidade do mundo. No pasa nada!
- Penaltis: Benfica - 0; Porto - 8; Sporting - 5.
- Transmissões: Todos os lances que beneficiem o Benfica são escalpelizados até à medula com dezenas de repetições. Os lances que o podem favorecer são reduzidos a duas repetições de ângulos manhosos. Já nem sequer comento os "comentários".
- Cobertura da imprensa e opinião dos vários comentadores sempre a dourar a pílula para os adversários e constantemente a desvalorizar tudo que ao Benfica diz respeito, chegando por vezes ao achincalhamento. O tratamento dado a Jorge Jesus consoante está no Benfica ou fora do Benfica é um bom exemplo.
- Podemos dizer que perante isto o Benfica nada diz? Sim, claro que podemos. Acontece é que muitos dos que pedem para o Benfica ser mais interventivo são os que ao mesmo tempo fragilizam os seus dirigentes com acusações constantes, retirando força a qualquer queixa que o clube faça. Além disso esse tipo de comunicação resulta muito mais através dos representantes nos programas de peixeirada, como os nossos adversários tão bem nos demonstram. Nós que temos a fama de ter cartilha só lá temos coninhas de sabão. O único que lhes responde à letra é odiado por quase todos os benfiquistas. Haja paciência.
- Se ainda tiver vontade de andar por aqui no próximo jogo falarei um bocadinho sobre aquilo que considero ser culpa própria.
- Mais uma coisa, dispenso bem conversa de que com o futebol que temos apresentado até é uma vergonha estar a falar de critérios. A beira da estrada não tem nada a ver com a Estrada da Beira.
- A Liga NOS prossegue já na próxima quinta-feira com a receção ao Tondela no Estádio da Luz. Como sou um gajo com tendência a ver sempre o copo meio cheio, carrega Benfica!!!
#naomefodas mode off
Abraço e um Bom Ano de 2021 para todos nós.