terça-feira, 5 de janeiro de 2021


Santa Clara 1 - 1 Benfica: Esfumou-se a meio!

Gilberto saiu lesionado
Gilberto saiu lesionado
O Benfica deslocou-se aos Açores para disputar frente ao Santa Clara a jornada doze da Liga NOS 2020/21. Ao contexto já conturbado pelos nove jogadores indisponíveis juntou-se um clima completamente adverso na ilha de São Miguel que levou a uns inenarráveis cinco minutos de jogo e adiamento para o dia seguinte. O Santa Clara tem feito um campeonato tranquilo ocupando um lugar na primeira metade da tabela classificativa.
A única alteração para esta partida relativamente ao último jogo foi e entrada de Ferro para o lugar do castigado Otamendi. O castigo do central argentino permitiu também a ida ao banco de Todibo, jogador cujo destino no Benfica parece traçado.
Santa Clara vs Benfica - Liga NOS 2020/21
Helton, Diogo Gonçalves, Todibo, Nuno Tavares, Samaris, Chiquinho, Pizzi, Tiago Araújo e Ferreyra

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Golo: Bonita combinação atacante que culminou no abrir do marcador.
Prémio Pablo Aimar
Primeira parte: À imagem do jogo anterior realizamos uma primeira parte razoável que apenas pecou por falta de definição no último terço. Mais um vez desaparecemos do jogo na segunda parte.
Prémio Bruno Cortez
Critérios: Ou falta deles. Desenvolvido abaixo.

Esperava mais de Vertonghen ofensivamente
Esperava mais de Vertonghen ofensivamente

#naomefodas mode on
  • Ponto prévio: temos equipa técnica, plantel e condições de trabalho mais do que suficientes para apresentarmos muito mais qualidade de jogo do que infelizmente se tem tornado habitual. A principal culpa de tal não acontecer é nossa, mas não podemos escamotear a diferença de critérios.
  • Covid-19: Com seis jogadores infetados outras equipas viram os seus jogos adiados. O Benfica joga.
  • Intempérie: Eu vi um árbitro, que por acaso agora até é presidente da Liga, a andar de bola na mão à procura de poças onde a pudesse deixar cair para poder adiar um determinado jogo. O Benfica entrou em campo para jogar numa autêntica piscina quando já toda a gente sabia que era uma questão de tempo até o jogo ser interrompido. Desgaste, mais meia-hora todos encharcados à espera da decisão final. Siga!
  • Faltas: Qualquer toque ligeiro de um jogador do Benfica num adversário resulta em falta. Então agora que aprenderam a gritar, rebolar ou agarrarem-se à cara, ainda mais. Em situações contrárias o que mais se vê é o árbitro a mandar levantar ou a apontar para a bola a indicar que não há falta. Impossível defender com agressividade no nosso meio campo com este critério. Impossível conseguir pressionar com este critério.
  • Amarelos: Normalmente só aparecem por volta dos setenta minutos e quase sempre para jogadores ofensivos do adversário que recuam ao meio-campo. Os amarelos perdoados em lances em que param o nosso contra-ataque são um caso de estudo, particularmente as inúmeras faltas com que Rafa é presenteado. Em sentido contrário basta ver que ainda ontem tivemos Otamendi indisponível por já ter acumulado cinco amarelos. Li por aí que na sua anterior passagem por Portugal o máximo que levou numa época foram quatro. Critérios!
  • Substituições: Ainda no jogo anterior vimos o Waldschmidt levar um amarelo quando até saiu do campo a correr. Ontem era com toda a tranquilidade do mundo. No pasa nada!  
  • Penaltis: Benfica - 0; Porto - 8; Sporting - 5.
  • Transmissões: Todos os lances que beneficiem o Benfica são escalpelizados até à medula com dezenas de repetições. Os lances que o podem favorecer são reduzidos a duas repetições de ângulos manhosos. Já nem sequer comento os "comentários".
  • Cobertura da imprensa e opinião dos vários comentadores sempre a dourar a pílula para os adversários e constantemente a desvalorizar tudo que ao Benfica diz respeito, chegando por vezes ao achincalhamento. O tratamento dado a Jorge Jesus consoante está no Benfica ou fora do Benfica é um bom exemplo.
  • Podemos dizer que perante isto o Benfica nada diz? Sim, claro que podemos. Acontece é que muitos dos que pedem para o Benfica ser mais interventivo são os que ao mesmo tempo fragilizam os seus dirigentes com acusações constantes, retirando força a qualquer queixa que o clube faça. Além disso esse tipo de comunicação resulta muito mais através dos representantes nos programas de peixeirada, como os nossos adversários tão bem nos demonstram. Nós que temos a fama de ter cartilha só lá temos coninhas de sabão. O único que lhes responde à letra é odiado por quase todos os benfiquistas. Haja paciência.
  • Se ainda tiver vontade de andar por aqui no próximo jogo falarei um bocadinho sobre aquilo que considero ser culpa própria.
  • Mais uma coisa, dispenso bem  conversa de que com o futebol que temos apresentado até é uma vergonha estar a falar de critérios. A beira da estrada não tem nada a ver com a Estrada da Beira.
  • A Liga NOS prossegue já na próxima quinta-feira com a receção ao Tondela no Estádio da Luz. Como sou um gajo com tendência a ver sempre o copo meio cheio, carrega Benfica!!!
#naomefodas mode off

Abraço e um Bom Ano de 2021 para todos nós.

Espreite também:

Espreite também: