O primeiro clássico da Liga NOS 2019/20 trouxe ao Estádio da Luz aquele que tem sido o grande rival do Benfica ao longo das últimas temporadas. Os campeões nacionais chegaram a esta partida já na liderança do campeonato tendo a oportunidade de alargar a vantagem para o Porto em caso de vitória. As bancadas voltaram a registar uma grande enchente criando o ambiente adequado para um jogo desta importância.
Bruno Lage foi fiel à máxima de que em equipa que ganha não se mexe, mantendo dessa forma Nuno Tavares a titular sobre o lado direito da defensiva apesar do regresso de André Almeida. André Almeida foi mesmo a única alteração relativamente ao jogo com oBelenenses sentando-se no banco de suplentes onde havia estado João Ferreira no jogo do Jamor.
Zlobin, André Almeida, Jardel, Taarabt (45'), Chiquinho (71'), Caio Lucas e Vinícius (79') |
Curtas:
- A história está cheia de momentos em que o Benfica pode dar o golpe de misericórdia no adversário e acaba por lhe dar oxigénio. Felizmente nos últimos tempos nos momentos de maior equilíbrio ou em que partimos de trás, temos dado conta do recado.
- Bruno Lage, que tanto fala da avaliação que faz ao rendimento dos jogadores mediante quem joga ao lado, deve refletir sobre a utilização em simultâneo de Florentino, Samaris, RDT e Seferovic.
- Jogo de desinspiração total dos jogadores mais criativos da equipa. Grimaldo, Pizzi e Rafa foram incapazes de ligar uma jogada. Incontáveis os passes falhados, mesmo os mais simples. Os de rutura, esses então nunca entraram.
- Taarabt acrescenta muito ao jogo do Benfica em termos de criação e dinâmica. Com a dupla RDT e Seferovic é fundamental maior criatividade no meio campo. Continuo a achar que vai ser muito importante esta época.
- O grupo de trabalho não pode desvalorizar esta derrota. A única coisa positiva que se pode tirar de um jogo destes é a possibilidade de refletir e recolocar os pés no chão de forma a iniciar um novo ciclo vitorioso.
- No twitter já me fartei de ler expressões do tipo: "O campeonato pode ter voado hoje". Esta gente não aprende!
- Após este jogo, e mesmo aqueles mais bem jogadinhos, alguém tem coragem de falar sequer da hipótese de um equipa portuguesa ser candidata a vencer a Liga dos Campeões?
- Venha o Braga depressa que estou com uma azia que nem posso.