quinta-feira, 29 de outubro de 2020


Benfica 3 - 0 Standard Liège: Para adepto ver!

Pizzi continua a fecundar os especialistas da especialidade
Pizzi continua a fecundar os especialistas da especialidade

O Estádio da Luz voltou a receber adeptos num jogo do Benfica, cabendo ao Standard de Liège ser o adversário neste regresso, em jogo a contar para a segunda jornada da Liga Europa 2020/21. Os belgas apresentaram-se na Luz após a derrota em casa por 0-2 frente ao Glasgow Rangers e com a baixa de sete jogadores devido ao Covid-19. Com tantos jogadores infetados não pode deixar de ser uma preocupação para o Benfica defrontar este adversário, esperando-se que a situação não se comece a descontrolar para os nossos lados.
Foram várias as alterações a equipa de Jorge Jesus, algumas devido a lesões, outras significaram o regresso de jogadores poupados frente ao Belenenses. A grande surpresa, ou nem por isso, foi a titularidade de Diogo Gonçalves a lateral direito substituindo Gilberto. Do lado contrário Nuno Tavares foi o substituto natural do lesionado Grimaldo. A dupla do meio campo voltou a ser formada por Gabriel e Pizzi. Na frente Pedrinho juntou-se aos habituais titulares Waldschmidt, Darwin e Everton.

Benfica vs Standard Liège - Liga Europa 2020/21
Helton Leite, Samuel Soares, Gilberto, Jardel, Ferro, Weigl, Taarabt, Cervi, Rafa, Chiquinho, Gonçalo Ramos e Seferovic

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Estreia de Gonçalo: É sempre um marco ver os nossos jovens a estrearem-se nas competições europeias pela equipa do Benfica. Parabéns Gonçalo Ramos.
Prémio Pablo Aimar
Regresso do público: Sabe bem ver o regresso dos adeptos às bancadas. Pena que este regresso não seja motivado pela melhoria da situação de pandemia. Essa, infelizmente, está cada vez pior.
Prémio Bruno Cortez
Covid-19: Sete jogadores do Standard infetados causam obrigatoriamente mossa na equipa. Hoje foi o adversário, mas nenhuma equipa está imune a uma razia deste género. A acontecer, que não seja em fase decisiva da temporada.

O desejado regresso dos adeptos à Luz
O desejado regresso dos adeptos à Luz
#naomefodas mode on
  • Segundo jogo, segunda vitória. O apuramento já ficou bem encaminhado e fica agora em aberto o duelo com o Glasgow Rangers para a liderança do grupo.
  • A exibição não foi vistosa, mas foi segura mostrando mais uma vez a consolidação dos processo defensivos. O resultado foi-se avolumando com naturalidade perante um adversário de um nível claramente inferior ao Benfica.
  • O Nuno Tavares tem  aproveitado os infortúnios do Grimaldo para somar minutos e ir evoluindo. Agora põe-te fino puto, que conversa é essa "daquele senhor de cabelos brancos"? Respeito, senão o mister recambia-te para a equipa B numa pressinha ;))
  • Apesar do controlo de jogo na primeira parte notou-se alguma falta das mudanças de ritmo habituais. De certeza que os artistas dos jogadores estiveram a ver as eleições até às quinhentas.
  • Foi bom rever o Mehdi Carcela. Aquela assistência para o golo do Jonas no Bessa nunca será esquecida. Não convém é abusar da confiança, então não é que o artista diz que nenhum dos lances foi penálti!? E ainda por cima diz aquilo a rir-se.
  • O próximo jogo é a sempre complicada deslocação ao Bessa para o confronto com um Boavista que muito se reforçou esta temporada. Marcado para umas bonitas 21h. Pqp!
#naomefodas mode off

Abraço

segunda-feira, 26 de outubro de 2020


Benfica 2 - 0 B-SAD: Venham mais cinco!

Otamendi nas alturas
Otamendi nas alturas

A 5ª jornada da Liga NOS disputou-se no Estádio da Luz e pôs frente-a-frente o Benfica e o B-SAD num confronto lisboeta, pelo menos para já ainda o é.
O B-SAD, treinado por Petit, tem feito um início de campeonato regular destacando-se na consistência defensiva que tem apresentado, sendo uma das equipas com menos golos sofridos na competição.
Jorge Jesus promoveu três alterações relativamente ao jogo na Polónia, com Weigl, Rafa e Seferovic a entrarem para os lugares de Gabriel, Pizzi e Waldschmidt. As alterações levaram à estreia da dupla ofensiva composta por Darwin e Seferovic a titulares. Destaque ainda para o regresso de Samaris ao lote dos disponíveis após recuperar de lesão.


Benfica vs B-SAD - Liga NOS 2020/21
Helton, Diogo Gonçalves, Nuno Tavares, Jardel, Samaris, Pizzi, Pedrinho, Waldschmidt e Gonçalo Ramos

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Segundo golo: Foi importante para dar tranquilidade à equipa e terminar com as aspirações do adversário que foi acreditando na possibilidade de levar pontos da Luz.
Prémio Pablo Aimar
Baliza a zero: Numa defesa praticamente nova e ainda à procura do melhor entrosamento nada melhor do que terminar o jogo com a baliza a zeros. Há ainda muito trabalho pela frente, mas vai-se notando a evolução.
Prémio Bruno Cortez
Lesão do Grimaldo: Depois da grave lesão de André Almeida desta vez foi Grimaldo o lateral do lado contrário a vítima do infortúnio. Que não seja nada de muito grave.

Seferovic abriu o ativo
Seferovic abriu o ativo


#naomefodas mode on
  • Cinco vitórias em cinco jogos. Parece fácil mas o último a conseguir tal sequência foi o grande Mister Eriksson em 1982/83. Bom início a prometer uma grande temporada.
  • Os jogos no Estádio da Luz vão continuar a ser complicados. A equipa parece que se ressente demasiado da falta do calor humano nas bancadas. Esperemos que a "experiência" da próxima quinta-feira seja positiva a ver se a presença de público se torna a regra.
  • Um jogador do Belenenses acusou positivo para Covid-19. Vamos ver nos próximos dias o que se vai passar com os seus colegas e, posteriormente, se vai chegar aos jogadores do Benfica ou não. Pesadelo autêntico que estamos a viver.
  • Darwin já encontrou o caminho dos golos, mas o uruguaio é muito mais do que golo. Jogador fenomenal, com uma atitude à Benfica, que nos vai dar muitas alegrias. Lembrando o rol de críticas aquando da sua contratação só posso dizer: ainda bem que o Benfica não é dirigido de fora para dentro.
  • Quinta-feira temos mais um jogo da Liga Europa, desta vez frente aos belgas do Standard de Liège. Uma vitória deixará o apuramento muito bem encaminhado.
  • Quarta-feira joga-se noutro campo menos habitual, mas muito mais importante. É dia de eleições, é dia de escolher quem dirigirá o Benfica nos próximos quatro anos. Pelo contexto, seja quem for o eleito terá pela frente um mandato muito complicado, mesmo tendo em conta o bom momento que o clube atravessa a todos os níveis. Votar é um direito e um dever de todos.
#naomefodas mode off

Abraço

quinta-feira, 22 de outubro de 2020


Lech Poznan 2 - 4 Benfica: És tu, Cavani?

Darwin estreou-se a marcar pelo Benfica
Darwin estreou-se a marcar pelo Benfica


A estreia do Benfica na fase de grupos da Liga Europa 2020/21 passou pela Polónia ao defrontar o Lech Poznan vice-campeão polaco. 
Esta presença na segunda competição da UEFA deve ser aproveitada para o Benfica somar os pontos que lhe permitam subir no ranking para para lugares mais dignos da grandeza do clube. O ranking é um objetivo importante, mas não o principal, esse tem que ser obrigatoriamente o regresso à Polónia para disputar a final da competição.
Jorge Jesus promoveu o regresso à titularidade de Taarabt, que voltou a fazer dupla no meio campo com Gabriel, remetendo Rafa para o banco de suplentes. Gilberto foi a opção para substituir André Almeida na direita da defesa encarnada


Lech Poznan vs Benfica - Liga Europa 2010/21
Helton, Diogo Gonçalves, Ferro, Jardel, Nuno Tavares, Weigl, Pedrinho, Chiquinho, Cervi, Rafa, Seferovic e Gonçalo Ramos

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Golo Darwin: Execução perfeita do uruguaio a colocar o Benfica na frente antes do intervalo. Além da qualidade do golo destaca-se a importância do mesmo para evitar que se começasse a criar um estigma pela seca de golos do jogador.
Prémio Pablo Aimar
Darwin Núnez: Craque da cabeça aos pés. Já ninguém se lembra da novela Cavani nem do custo do jogador. Mérito para quem teve o olho e a coragem de dar tanto dinheiro por um jogador da segunda divisão espanhola.
Prémio Bruno Cortez
Falta de bola: A equipa demonstrou uma incapacidade de defender com bola que precisa de ultrapassar. Esta vertigem ofensiva entusiasma, mas às vezes há que colocar algum gelo no jogo.

Muito ainda a afinar na defesa do Benfica
Muito ainda a afinar na defesa


#naomefodas mode on
  • Boa vitória para afastar alguns dos fantasmas que começavam a haver nas competições europeias. Que sirva para ganhar embalo para uma boa prova.
  • O Darwin que se deixe de festejar golos como o fez no seu segundo. Além de dar cabo do relvado pode arranjar uns problemazitos nos joelhos.
  • Os exigentes não tardam a reclamar que o Benfica não esmagou o adversário. Sim, não o fez, mas ganhou na Polónia. Algo que ainda não tinha feito na sua gloriosa história.
  • A grande polémica agora é a braçadeira ter passado para o Otamendi. Se o mister decidiu está decidido. Não se queixavam que os anteriores treinadores eram "capachos" do presidente?
  • Agora é virar o foco para o campeonato e preparar a receção ao B-SAD com todo o cuidado.
#naomefodas mode off

Abraço

domingo, 18 de outubro de 2020


Rio Ave 0 - 3 Benfica: Contra tudo...

Waldschmidt indicou o caminho
Waldschmidt indicou o caminho
Depois de mais uma sonolenta paragem para os jogos das seleções o Benfica deslocou-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave em jogo da 4ª jornada da Liga NOS. As deslocações ao Estádio dos Arcos já quase que começam a ganhar forma de clássico tal o número de jogos marcantes que vamos tendo em Vila do Conde nos últimos anos.
A única alteração promovida por Jorge Jesus foi o regresso de Vertonghen à titularidade após recuperar da lesão na face sofrida na receção ao Moreirense. Este regresso, após a estreia de Otamendi na última jornada, significou a estreia desta dupla no centro da defensiva encarnada.


Rio Ave vs Benfica - Liga NOS 2010/21
H. Leite, Gilberto, Ferro, Nuno Tavares, Weigl, Chiquinho, Pedrinho, Gonçalo Ramos e Seferovic

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Primeiro golo: Uma verdadeira obra de arte o primeiro golo do Benfica com a participação dos quatro da frente quase sempre ao primeiro toque. Deliciosa a assistência do Everton.
Prémio Pablo Aimar
Luca Waldschmidt: Que classe tem este alemão! Um instinto matador aliado a uma frieza e capacidade de execução só ao alcance dos predestinados. Excelente reforço.
Prémio Bruno Cortez
Lesão do André Almeida: A torção do joelho não augura nada de muito bom. Que não passe de um susto e regresses rápido às opções. Quanto aos que "festejaram" o momento, que vão para o crl!.

Gabriel fechou a contagem
Gabriel fechou a contagem

#naomefodas mode on
  • Palavras para quê? Grande jogo a todos os níveis, com uma autoridade que não deixa dúvidas a ninguém.
  • Um dia, talvez depois das eleições para não atrapalhar a candidatura das "elites", será reconhecido por todos que o Benfica esteve excelente no mercado. Que p*ta de frente de ataque. Inacreditável como contratamos este craque alemão. Um internacional brasileiro de filigrana. Um p*to de um muro à frente de Odysseas. Espetáculo.
  • Longe do nível de outros reforços, Gilberto fez um jogo muito competente. Se calhar o anúncio da morte desta contratação foi um bocado exagerado.
  • Muito bem o artista do apito a dar 4 minutos de desconto na primeira parte. Saiu-lhe foi  tiro pela culatra. Acontece.
  • Os amarelos perdoados aos jogadores do Rio Ave davam para decorar o final de uma etapa da volta à França. Já para o Benfica saiu amarelo a cada falta, pqp!
  • Na próxima quinta-feira temos a estreia na Liga Europa frente ao Lech Poznan da Polónia. Entrar com tudo para ganhar, mas aproveitar também a profundidade do plantel para alguma rotação.
#naomefodas mode off

Abraço

sábado, 10 de outubro de 2020


Formação @SLBenfica: Henrique Araújo

Henrique Araújo jogador do Benfica


Matador à moda antiga

Henrique Araújo está a entrar na terceira temporada ao serviço do Benfica, ao qual chegou na temporada 2018/19  proveniente do Marítimo, onde esteve sete temporadas após se ter iniciado no Andorinha. A primeira temporada ao serviço do clube culminou com a conquista do Campeonato Nacional de Juvenis, tendo apontado 37 golos em 33 jogos. Na temporada transata, tal como os seus colegas, viu as possibilidade de conquistar o campeonato de juniores esfumarem-se devido à suspensão da competição por causa do covid-19. Ainda assim foi a tempo de marcar 24 golos em 33 jogos, divididos entre os juniores e os sub-23.
A confirmação no Benfica do rendimento que já apresentava no Marítimo valeram-lhe a assinatura de contrato profissional com o clube até 2024, numa prova da confiança dos responsáveis na sua evolução. Ainda com idade júnior iniciou esta temporada nos Sub-23 com 2 golos em 4 jogos, mas já teve a oportunidade de se estrear na equipa B onde parece haver espaço para ele, principalmente se Gonçalo Ramos continuar na equipa principal. Fez também recentemente parte a equipa que se sagrou vice-campeã da UEFA Youth League.

"Surgiu agora esta oportunidade de representar o Benfica. Trata-se de uma oportunidade que é preciso agarrar, porque quando se quer chegar ao topo tem de se procurar os melhores clubes"

O avançado madeirense soma sete internacionalizações entre os Sub-18 e os Sub-19, tendo marcado quatro golos, o que dá uma ideia da sua capacidade de finalização. Neste momento está presente no estágio dos sub-20, pelo que a breve prazo ampliará o seu currículo ao serviço de Portugal.
Henrique Araújo também goleia nos estudos
Henrique Araújo também goleia nos estudos

Internacionalizações:
Sub 18: 6
Sub 19: 1

Sobriedade e frieza na finalização

O que mais se destaca em Henrique Araújo é forma como faz golos atrás de golos com uma naturalidade desarmante. Aquele momento que para a maior parte dos jogadores acelera a pulsação e retira o discernimento, para o Henrique parece ser apenas mais um dia no escritório. Normalmente opta pela solução mais simples para enfiar a bola na baliza não fazendo grandes floreados no frente a frente com os guarda-redes.
Utilizando preferencialmente o pé direito, o jovem avançado sabe também fazer uso do pé esquerdo e tem um excelente jogo de cabeça, o que faz dele um autêntico perigo em zonas de finalização. É muito inteligente na forma como se movimenta em toda a zona de ataque criando permanentemente situações para ser servido de bandeja pelos seus colegas, seja através de boas diagonais ou a aparecer ao segundo poste. É também criterioso nos apoios frontais participando de forma ativa na fase de criação e aparecendo posteriormente em zonas de finalização.

"É um dia muito especial. Tem sido uma caminhada muito boa no Benfica. Este é o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver no último ano e meio"

Não sendo um jogador que se diferencie pela capacidade física, tem a robustez, capacidade de choque e disponibilidade física e mental para dar a luta às defensivas contrárias que se exige. Também não é um avançado que se distinga pela velocidade, mas está longe de ser um jogador lento, sendo a sua inteligência e velocidade de decisão fundamentais para fazer a diferença em vários momentos do jogo. Tendo muito que evoluir em todos os aspetos do jogo o ponto em que me parece que lhe falta melhorar/apostar mais é o remate de meia distância. É um momento do jogo em que pode aparecer mais vezes.
Contrato renovado até 2024
Contrato renovado até 2024

Pelas alternativas disponíveis, não contando com Gonçalo Ramos, Henrique Araújo pode e deve ser aposta firme na equipa B do Benfica já esta época. Se chegará a envergar um dia o Manto Sagrado na Catedral? Espero que sim, por ele e por nós.

#naomefodas mode on
  • Fdx, o último jogador que vi nas camadas jovens que achei com perfil parecido foi o Zé Gomes. Espero que contigo não seja um tiro ao lado da mesma dimensão. Toca lá a botar pãozinho na sopa e demonstrar que de facto podes ser um avançado do crl!
  • Já agora, quando te vierem com a treta das comparações com o Ronaldo por ambos terem passado pelo Andorinha, pergunta-lhes onde estacionaram o disco voador.
  • Podem ver outras análises (parágrafo "As grandes promessas") AQUI.
#naomefodas mode off

Abraço

quarta-feira, 7 de outubro de 2020


News Benfica: Forte investimento

Reprodução da rubrica "News Benfica" publicada no Site Oficial

Blogue Benfica - News Benfica do site oficial do clube

"Fechada a janela de transferências, constata-se que o Benfica encetou um elevado investimento com vista a atingir os objetivos a que se propõe na temporada. O regresso da equipa técnica liderada por Jorge Jesus, marcada pelo sucesso na passagem anterior, e a contratação de vários jogadores internacionais pelos seus países, acrescentam, inegavelmente, talento e competência ao nosso plantel.
Chegaram os internacionais A Darwin, Everton, Otamendi, Vertonghen e Waldschmidt e ainda Diogo Gonçalves, Gilberto, Gonçalo Ramos, Helton Leite, Pedrinho e Todibo, juntando-se à grande maioria dos jogadores que, na época passada, mais se destacaram e permaneceram de águia ao peito. O Benfica, de acordo com um estudo publicado hoje, foi o sexto clube que mais investiu neste defeso, algo que só é possível devido à solidez financeira da SAD benfiquista.
Entre os mais utilizados em 2019/20, saíram Rúben Dias, Tomás Tavares e Vinícius. No caso particular de Rúben Dias, há que referir a oportunidade de equilibrar as contas, dado o montante envolvido na transação.
A alienação do passe de Rúben Dias por 68 milhões de euros (a que poderão acrescentar 3,6 milhões de euros mediante o cumprimento de objetivos do Manchester City) tratou-se da quarta transferência mais elevada neste defeso, a quinta maior de sempre no que respeita a defesas, e sobretudo alcançou um valor justo face à qualidade de um destacado atleta formado no Clube.
Nota ainda para o empréstimo de vários jogadores jovens (David Tavares, Florentino, Jota, Pedro Álvaro, Tiago Dantas e Tomás Tavares), obedecendo a uma política de valorização desportiva com vista à reintegração no plantel. E ainda de Vinícius, para o Tottenham, numa operação com contornos semelhantes à que resultou na transferência de Jiménez para o Wolverhampton.
Estas operações visam proporcionar aos jovens jogadores a oportunidade de jogarem, permitir que evoluam, adquirirem experiência e consolidarem o seu crescimento de forma a estarem mais bem preparados para representarem o Clube. Este foi, de resto, o caso de Diogo Gonçalves, que regressa agora ao Clube após dois anos a jogar e evoluir noutras paragens.
É inegável que o nosso plantel ficou mais forte após este defeso, numa temporada em que a nossa equipa trabalha arduamente para tentar conquistar todas as competições nacionais e chegar o mais longe possível na Liga Europa.

Abraço

domingo, 4 de outubro de 2020


Benfica 3 - 2 Farense: No topo!

Seferovic, o mal amado do Benfica
Seferovic, o mal amado!

Segundo jogo consecutivo do Benfica no Estádio da Luz, desta vez para defrontar o regressado Farense em partida da 3ª jornada da Liga NOS. Os algarvios que andavam arredados destas andanças há vários anos começaram a competição com duas derrotas, tendo sido derrotados também pelo Benfica por 5-1 num dos jogos-treino da pré-temporada.
O onze apresentado por Jorge Jesus apresentou uma dupla de centrais inédita com Otamendi a ocupar o lugar que Rúben Dias deixou em aberto e Jardel a entrar para a vaga do lesionado Vertonghen. No resto foi a repetição do jogo frente ao Moreirense. Registo ainda para a presença de Gonçalo Ramos no banco de suplentes. 


Benfica vs Farense - Liga NOS 2010/21
Helton Leite, Gilberto, Ferro, Nuno Tavares, Weigl, Chiquinho, Pedrinho, Gonçalo Ramos e Seferovic

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Segundo golo: O excelente cabeceamento de Seferovic desatou um nó que estava muito complicado de desfazer.
Prémio Pablo Aimar
Farense: Grande prestação dos algarvios no Estádio da Luz. A juntar ao que o Marítimo fez no Dragão dão um bom mote para o que pode ser este campeonato. Não escrevo isto para desculpar a exibição do Benfica, essa é indesculpável.
Prémio Bruno Cortez
Um para um defensivo: Já o tinha escrito aqui uma vez, os jogadores do Benfica são sofríveis nesse momentos do jogo. A chegada do Otamendi veio reforçar essa ideia. Há todo um mundo neste capítulo entre o argentino e os seus colegas.

Não Mister Jorge Jesus, ainda não está fixe
Não Mister, ainda não está fixe!

#naomefodas mode on
  • Jogo muito fraco, sem qualquer chama por parte da equipa. Ganhar estes jogos costuma ser um bom indício e também um bom abre olhos. Muito a melhorar, muito a trabalhar para que o rendimento corresponda à qualidade individual.
  • A equipa pareceu pouco fresca. Talvez esta pausa para as seleções desta vez venha em boa altura. Faltou frescura, mas principalmente acho que faltou preparação mental para o Farense que se apresentou em campo. Parece-me que a equipa estava à espera de um adversário remetido à sua defensiva e ficou meia abananada com o atrevimento dos visitantes.
  • Este Seferovic está longe de ser a última coca-cola do deserto, mas que tem uma personalidade e força mental fora do normal, ai isso tem. É lidar!
  • O jogo acabou por ser muito bom para Otamendi se aperceber que regressou a Portugal para o Benfica, não para o Porto. Contra o Benfica marcam-se penáltis em que se joga primeiro a bola. Nos jogos do Benfica árbitros e VAR's fecham os olhos a faltas clarinhas como a água. Olha lá Nico, percebe depressa onde estás. Quanto aos que te mordem as canelas nas redes sociais, manda-os fdr! 
  • O fdp bem esticou os segundos a ver se o Farense fazia mais uma gracinha. Por falar nisso, o artista do treinador do Farense também já veio com a treta das meias palavras sobre as arbitragens. Foste prejudicado em quê, camelo?
  • É incompreensível que a direção do Benfica ainda não tenha contratado um central que satisfaça as pretensões do treinador. Posto isto, tendo em conta que este período até à próxima abertura de mercado é consideravelmente mais curto do que o habitual e o calendário algo favorável, não contrataria mais ninguém sob a pressão do fecho de mercado. Só mesmo alguém que o JJ queira mesmo muito e por números realistas.
  • Vejo muita gente a exigir reação oficial a mais um assalto no Dragão, mas na verdade quando sai uma News Benfica a criticar arbitragens a reação é: "Joguem mas é à bola!", quando se criticam-se arbitragens nos programas da BTV a reação é: "Mas já somos a Sporting TV?". Convençam-se que o Benfica reagir oficialmente só terá algum efeito no dia em que funcionar a uma só voz, quando for respaldado pela sua massa adepta e quando os supostos Benfiquistas nas TV´s deixarem de ser uns c*ninhas de sabão.
#naomefodas mode off

Abraço

Espreite também:

Espreite também: