sexta-feira, 13 de outubro de 2017


Formação @SLBenfica: João Monteiro

Futebol Benfica João Monteiro
Decisivo na conquista da Syrenka CUP pelos sub-21 portugueses
João Monteiro integra os escalões de formação do Benfica desde a época 2013/14. É na presente época o guarda-redes titular da equipa de juniores “B” que disputa o respetivo campeonato nacional. Foi o guarda-redes titular da equipa que brilhantemente se sagrou campeã nacional de iniciados na época de 2015/16. Apresentou números impressionantes tendo acabado a primeira fase do campeonato sem sofrer qualquer golo. Somando os jogos de todas as fases sofreu apenas quatro golos.
O atleta, de 16 anos e 1,86m de altura, assinou contrato profissional com o Benfica no último mês de maio. Além das qualidades futebolísticas tem-se destacado também em termos escolares, contando já com vários prémios atribuídos pelo clube aos melhores alunos de cada época. Curiosamente na última época foi acompanhado nesse aspeto por Nuno Cunha, com quem partilhou também o momento de assinatura do primeiro contrato profissional.
O jovem guarda-redes conta já com várias internacionalizações somando mais de 1.500 minutos em 19 presenças nas seleções. Destaque para a recente conquista da Syrenka Cup ao serviço dos sub-17. No jogo da final frente à Polónia João Monteiro defendeu “apenas” quatro pontapés da marca de grande penalidade, assegurando a vitória para a equipa das quinas. Foi inclusive eleito o melhor guarda-redes da prova.
Internacionalizações:
Sub 17: 9
Sub 16: 9
Sub 15: 1
Futebol Benfica João Monteiro
João Monteiro no dia da assinatura do contrato profissional

Na senda de Oblak ou Ederson?

Esperemos que se esteja a formar no Seixal mais um guarda-redes da estirpe de Oblak ou Ederson Moraes. João Monteiro apresenta atributos físicos e técnicos que lhe permitem sonhar em chegar a esse patamar. É um guarda redes com uma estampa física assinalável para a idade, tal como assinalável é a tranquilidade e sobriedade que apresenta dentro do campo.
Está a entrar numa fase da carreira onde começará a ser mais posto à prova. Até ao momento têm sido relativamente poucas as dificuldades colocadas pelos adversários. Esta falta de competitividade limita um pouco a evolução dos atletas dos setores mais recuados das equipas de formação do Benfica. O mesmo referi na análise ao central Alexandre Penetra. O certo é que, à imagem de guarda-redes de equipa grande, tem-se mostrado concentrado nas poucas oportunidades que tem de brilhar.
Este segundo ano de juvenil e os anos de júnior “A”, certamente que lhe trarão outro tipo de desafios e estímulos que o ajudarão a evoluir a um ritmo mais elevado. Esperemos que se mantenha sempre focado no trabalho e esteja consciente que as dificuldades se apresentarão em crescendo, pelo que o seu empenho e dedicação terão que ser também eles no mesmo sentido. O seu percurso escolar dá algumas garantias que o atleta saberá enfrentar os desafios que se lhe depararão.
Estamos na presença de um atleta que já muito conquistou e muito promete conquistar no futuro. Acredito muito que atinja o sonhado patamar da equipa principal e faça da Catedral a sua casa por muito anos.
Benfica Mérito Escolar
Prémio de mérito escolar atribuído na cerimónia de fecho de época

#naomefodas mode on
  • Oh Joãozinho, tinhas dado umas dicas ao Oblak e aquela Liga Europa tinha sido nossa.
  • Eu disse “… faça da Catedral a sua casa por muitos anos.”. Ouviste bem? “por MUITOS anos”!
  • E já agora, toca a seguir o #nmf no feicebuki, sff:
  • Podem ver outras análises (parágrafo "As grandes promessas") AQUI.
#naomefodas mode off

Abraço

Espreite também:

Espreite também: