sábado, 30 de novembro de 2019


Benfica 4 - 0 Marítimo: Pizzícius ou Vinizzi?

Pizzi: mais um golo e várias assistências
250 jogos?! Tá fixe, Pizzi!
A 12ª jornada da Liga NOS significava o regresso do Benfica ao Estádio da Luz para a receção aos madeirenses do Marítimo que se apresentaram na Luz com novo treinador. Estes jogos após a Liga dos Campeões têm sempre um risco acrescido pelo que se pedia um Benfica ao seu melhor nível perante os insulares. O jogo fica também marcado pela estreia do novo relvado da Luz, que tanta tinta vez correr entre os ladradores do costume enquanto a caravana do Maior vai avançando.
Bruno Lage repetiu a equipa que defrontou o Leipzig na Alemanha procurando aproveitar a moral proporcionada pela boa exibição. O risco associado a esta aposta advém de um eventual desgaste nafase final da partida, pelo que é importante fazer o resultado cedo poder gerir a equipa e evitar surpresas indesejadas.

Benfica vs Marítimo - Liga NOS 2019/20
Zlobin, Tomás Tavares (46'), Jardel, Florentino, Caio Lucas, Jota (80') e RDT (69').

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Segundo golo: Se o primeiro golo foi importante para inverter o rumo duma partida em que o Marítimo entrou melhor em campo, o segundo acabou por completo com a esperança dos madeirenses num resultado positivo.
Prémio Pablo Aimar
Taarabt: Um deleite para a vista ver o marroquino a pautar grande parte do jogo benfiquista. Fez-lhe bem a pausa após a quebra evidenciada na sequência do excesso de utilização na fase inicial da temporada.
Prémio Bruno Cortez
Expulsão: Muito mal Gabriel a não ter o discernimento necessário para evitar o segundo amarelo quando o resultado já estava feito. Mal também Bruno Lage a não o retirar do jogo mais cedo. Já em Vizela esteve muito perto de acontecer o mesmo.

Chiquinho cresce a cada jogo com o manto sagrado.

Bitaites do terceiro anel:
  • Pizzi e Vinícius assinaram os momentos que decidiram a partida demonstrando um excelente entendimento. Vai de encontro à opinião daqueles, nos quais me incluo, que acham que Pizzi é a melhor solução para "fazer" de Jonas ou de Félix.
  • Outros defendem, e eu também, que mais do que procurar um novo Jonas ou um novo Félix, é necessário encontrar um sistema que se adeque aos jogadores de que dispomos. Parece-me que estes dois últimos jogos deram bons indicadores nesse sentido.
  • Impossível não destacar os três golos de Carlos Vinícius. Espero que seja mais um a seguir o caminho de Raúl Jiménez: entrar como "negociata" porque foi muito caro; ajudar na conquista de títulos importantes; sair como "negociata" porque "só" foi transferido pelo triplo do que custou.
  • O novo relvado passou com distinção no primeiro teste em competição oficial. A polémica questão dos 10% de relva artificial, que tantos se apressaram a questionar, mais tarde ou mais cedo será aplicada nos relvados dos nossos rivais. À imagem do que aconteceu com a caixa de segurança, com a BTV, com...
  • O positivo de mais um jogo da dupla maravilha Fábio Veríssimo e Luís Ferreira, é que significa que é menos um que farão até se reformarem.
  • Vamos com tudo à Covilhã porque o apuramento é bem capaz de se decidir pela diferença de golo.
Abraço

quarta-feira, 27 de novembro de 2019


RB Leipzig 2 - 2 Benfica: Dignidade!

Benfica golo de Vinícius
Vinícius voltou a fazer o gosto ao pé
A penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões levou o Benfica a Leipzig para defrontar para defrontar os lideres do grupo e lutar por manter vivas as esperanças de qualificação. Os alemães têm apresentado um nível muito superior ao Benfica, pelo que só uma noite de "revolta" relativamente ao que tem sido a participação na prova permitiria continuar vivo na competição. Mesmo a passagem para a Liga Europa ficaria seriamente em risco em caso de derrota.
Bruno Lage apresentou um onze mais experiente relativamente ao usual na Liga dos Campeões. André Almeida e Pizzi constituíram finalmente a ala direita nesta prova e Taarabt regressou à titularidade no meio campo. O meio-campo do Benfica apresentou-se com cinco elementos deixando Vinícius como homem mais adiantado.

RB Leipzig vs Benfica - Liga dos Campeões 2019/20
Zlobin, Tomás Tavares, Jardel, Florentino, Caio (93'), Jota (98) e RDT (82')

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Remate de RDT: Seria um golo olímpico, mas mais do que isso seria o golo que garantia uma vitória importantíssima na Alemanha que deixaria o Benfica a depender apenas de si próprio.
Prémio Pablo Aimar
Pizzi: Mais uma boa exibição do transmontano que vai respondendo dentro do campo a quem o vai desvalorizando fora. Que assim continue.
Prémio Bruno Cortez
Resultado: Apesar de ser um resultado justo, foi uma pena que não aguentássemos a vantagem no marcador. Também já era altura de cair para o nosso lado a pontinha de sorte que dá sempre jeito.

Benfica festejos do golo
Dois golos não chegaram

Bitaites do terceiro anel:
  • Escrevi aqui no último Post para o Benfica ser "Vizela" na Alemanha. Este ser "Vizela" não era com sentido depreciativo para os vizelenses, pelo contrário, era no sentido do Benfica ser uma equipa personalizada a respeitar o adversário, mas sem qualquer receio de ser feliz. Acho que o conseguiu.
  • Quando digo respeitar, é mesmo respeitar. Isto de acharmos que porque temos um histórico europeu de respeito temos que dominar todos os jogos tem sido uma das causas do insucesso. Numa competição tão curta, por vezes um empate, mesmo que em casa, acaba por ser um bom resultado. Começando com duas derrotas depois é andar sempre a correr atrás do prejuízo
  • Não foi hoje que hipotecamos a passagem aos oitavos. A forma como se encararam os jogos anteriores é que levaram a este desfecho. Que pelo menos esta campanha sirva para dar experiência a toda esta gente nova nestas andanças para termos participações mais dignas em provas futuras.
  • Já por várias vezes aqui referi as substituições tardias de Bruno Lage. Num jogo onde a equipa foi submetida a um esforço tremendo não compreendo a demora nas alterações. Ou será que o "todos contam" é só um slogan?
  • Hoje acho que não falhou só o timing. Com um resultado tão importante a defender, as três alterações foram todas para colocar jogadores ofensivos. Então colocar o Caio Lucas no apoio ao André Almeida numa fase em que todo o jogo do Leipzig era canalizado para essa zona...
  • Pelo menos ficou ainda em aberto a possibilidade de continuar nas provas europeias. É ir com tudo para cima dos russos.
  • O palerma da espécie de comentador da TVI quase que chorava porque segundo ele não marcaram um "penálti" contra o Benfica. Nojo!
Abraço

domingo, 24 de novembro de 2019


Vizela 1 - 2 Benfica: Deprimente!

Bandeira do Benfica e adeptos
Salvou-se a Bandeira e os Adeptos
A deslocação a Vizela foi o que calhou em sorte ao Benfica na caminhada rumo ao Jamor onde se espera a conquista de mais uma Taça de Portugal. O Vizela compete no terceiro escalão do futebol português, mas tem um plantel claramente de segunda liga à qual falharam o acesso no playoff das duas últimas temporadas. O jogo foi mais uma oportunidade para os Benfiquistas do Norte poderem acompanhar a equipa a vivo e estes não se fizeram rogados, vendo-se na bancada muitos "vizelenses" de vermelho.
Dentro dos disponíveis o Benfica apresentou um onze muito próximo do mais utilizado esta época, não procedendo a muitas alterações, já que é preciso ganhar andamento para o jogo da Liga dos Campeões. Zlobin foi titular na baliza e Rúben Dias foi poupado na defensiva dando o seu lugar a Jardel. Samaris voltou a jogar ao lado de Gabriel e Jota foi a maior novidade da noite ao jogar na ala esquerda. Na frente de ataque uma dupla que despertava a curiosidade dos benfiquistas composta por Chiquinho e RDT.

Vizela - Benfica - Taça de Portugal 2019/20
Odysseas, Tomás Tavares, Conti, Florentino, Cervi, Caio Lucas (67')  Vinícius (46')

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Expulsão: A expulsão do jogador do Vizela, claramente justificada, foi um bónus que saiu ao Benfica numa noite que cedo se pressentiu poder vir a ser de pesadelo.
Prémio Pablo Aimar
Passagem aos oitavos: Numa das piores exibições do Benfica de que tenho memória, a continuidade na competição é o único de positivo que se extrai desta eliminatória .
Prémio Bruno Cortez
Tudo o resto: Não há mesmo nada que se aproveite. Bem, com muito boa vontade pode-se referir o inconformismo do Jota e o facto de ambos os avançados terem feito o gosto ao pé.

Golo do Benfica
Golo evitou um penoso prolongamento

Bitaites do terceiro anel:
  • Só nos resta ser "Vizela" na Alemanha e esperar ter mais sorte do que estes tiveram contra nós.
Abraço

sábado, 9 de novembro de 2019


Santa Clara 1 - 2 Benfica: Cambalhota na ilha!

Blog Benfica mais um golo de Pizzi
Pizzi liderou a reviravolta
Após a derrota a meio da semana frente ao Lyon para a Liga dos Campeões o Benfica deslocou-se aos Açores para defrontar o Santa Clara na 11ª jornada da Liga NOS. A resposta aos desaires na champions tem sido positiva e mais uma vez se esperava uma reação que permitisse a vitória e consequente liderança isolada da competição. Os açorianos têm feito uma temporada regular ocupando um lugar no meio da tabela e são sempre um adversário complicado de enfrentar no seu reduto.
O Benfica apresentou um onze muito próximo do que havia recebido o Rio Ave na última jornada do campeonato. Ferro deu o seu lugar no centro da defesa a Jardel e Seferovic voltou a ser titular como homem mais adiantado da equipa benfiquista. Já em relação ao jogo de Lyon também André Almeida e Pizzi regressaram à titularidade renovando toda a ala direita.

Santa Clara - Benfica - Liga NOS 2019/20
Zlobin, Tomás Tavares, Ferro, Gedson (93'), Taarabt (67'), RDT e Vinícius (45')

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Remate de Ukra: Nunca tive a oportunidade de escrever sobre este grande maluco aqui no Blog. Este herói das redes sociais quase que pregava uma grande partida ao cair do pano. Estiveste bem Ukra!
Prémio Pablo Aimar
Pizzi: Continua a ser o desbloqueador da maior parte dos problemas do Benfica. Excelente na assistência para o primeiro golo, muito bem na finalização do segundo.
Prémio Bruno Cortez
Antijogo: Três das duas equipas em campo enveredaram por um caminho que passava por utilizar todas as estratégias possíveis para quebrar o ritmo da partida. Quase que levavam a água ao moinho. Temos pena!

Blog Benfica Vinícius voltou a marcar
Vinícius continua a faturar

Bitaites do terceiro anel:
  • Foi sofrida, mas merecida, a vitória nos Açores. Após uma primeira parte em que a precipitação foi a nota dominante o Benfica reagiu de forma autoritária na segunda parte e deu a volta ao marcador com inteira justiça
  • Todas as vitórias são importantes porque no final valem os mesmos três pontos, mas vencer com cambalhota depois de uma derrota a meio da semana e antes de uma paragem para as seleções dá uma moral acrescida.
  • Além da valia do Santa Clara tivemos como adversários nos Açores um mau relvado, uma equipa a fazer antijogo e um conceituado árbitro da A. F. do Porto a arbitrar. Tudo isto num jogo disputado numa ilha. Onde é que eu já ouvi isto?
  • Fui só eu a ver um penálti sobre o Cervi? Não foi lance sequer para levantar um bocadinho de dúvida na mente do empresário do setor pasteleiro!? A Sportv para que não restassem dúvidas deu cerca de vinte repetições do lance. Só que não!
  • Depois de todo o espetáculo de antijogo com que a sua equipa nos presenteou foi engraçado ver o treinador que foi cuspido pelo Sérgio Conceição a reclamar do tempo que os jogadores do Benfica demoraram a marcar um livre.
  • Começo a não perceber nada das regras do nosso futebol. Depois de aqui há umas semanas uma equipa B ter jogado no Estádio da Luz contra o Benfica, agora foi o Santa Clara a fazer entrar em campo o Corvo depois deste já ter sido substituído anteriormente. Aliás acho que ainda andavam por lá mais corvos.
Abraço

terça-feira, 5 de novembro de 2019


Lyon 3 - 1 Benfica: Mais do mesmo...

Benfica adeptos incansáveis
Os únicos que acreditam
A deslocação a França para defrontar o Lyon no arranque da segunda volta da fase de grupos da Liga dos Campeões era mais uma final para o Benfica rumo ao desejado apuramento para os oitavos de final. No jogo disputado na Luz as equipas acabaram por se equivaler e valeu na altura o último fôlego do Benfica para chegar à vitória que permitiu continuar a sonhar com um dos dois primeiros lugares. Uma vitória deixaria as coisas relativamente bem encaminhadas, um empate ainda deixaria algumas hipóteses, embora remotas, de continuidade e uma derrota até a passagem para a Liga Europa colocaria em risco.
Foram apenas duas as alterações promovidas por Bruno Lage em relação ao encontro com o Rio Ave do passado sábado. Tomás Tavares e Gedson foram titulares remetendo André Almeida e Pizzi para o banco e repetindo a dupla à direita que já havia defrontado este mesmo Lyon no Estádio da Luz. As duplas do meio campo e ataque não foram mexidas após o bom desempenho no último jogo.

Lyon vs Benfica - Liga dos Campeões 2019/20
Zlobin, André Almeida, Jardel (16'), Taarabt, Pizzi (73'), RDT e Seferovic (45')

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Final da partida: Foi um momento de alívio para podermos finalmente mudar de canal sem ficar com problemas de consciência.
Prémio Pablo Aimar
Menos um: Já só temos que gramar com mais dois jogos na Liga dos Campeões. Que acabe depressa para ficarmos só com jogos do "nosso campeonato".
Prémio Bruno Cortez
Tudo: Mas mesmo tudo!

Benfica golo de Seferovic
Momento de esperança

Bitaites do terceiro anel:
  • Agora é rezar para que o Lyon vença na Rússia e depois vencermos os russos em casa para irmos à Liga Europa, que é a nossa piscina.
Abraço

sábado, 2 de novembro de 2019


Benfica 2 - 0 Rio Xistra: Temos pena!

Benfica Rúben Dias
Rúben Dias voltou a marcar o ponto
A 10ª jornada da Liga NOS trouxe ao Estádio da Luz a equipa do Rio Ave num momento em que o Benfica atingiu a liderança isolada da competição. Os vila-condenses orientados por Carlos Carvalhal com o qual Bruno Lage trabalhou antes de regressar ao Benfica, são uma das boas equipas do nosso campeonato pelo que todos os cuidados são poucos na abordagem ao jogo. Estes jogos que se seguem à chegada ao topo são sempre complicados de gerir, sendo jogados antes de um jogo da Liga dos Campeões ainda mais concentração exigem.
Bruno Lage mudou três jogadores em relação à vitória gorda a meio da semana frente ao Portimonense. Ferro voltou a fazer dupla de centrais com Rúben Dias e Florentino juntou-se a Gabriel no   centro do terreno. Pizzi também voltou à titularidade remetendo Gedson para o banco de suplentes. Chiquinho e Vinícius voltaram a merecer a confiança do treinador na frente de ataque benfiquista.

Benfica vs Rio Ave - Liga NOS 2019/20
Zlobin, Tomás Tavares (77'), Jardel, Gedson (81'), Taarabt, Jota e Seferovic (86')

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Karma: Carlos Xistra e Bruno Esteves acharam que o jogador do Rio Ave só colocou as mãos em André Almeida para evitar que este caísse e se lesionasse. Do pontapé de canto assinalado Rúben Dias fecundou a dupla de uma vez com apenas uma cabeçada. Temos pena..
Prémio Pablo Aimar
Exibição: Jogo muito agradável de seguir com o rendimento da equipa a acompanhar a subida de rendimento dos jogadores e vice-versa.
Prémio Bruno Cortez
Lesão de Grimaldo: Sempre de lamentar quando um jogador do Benfica tem que ser substituído por lesão. Que tenha sido mais por precaução do que por verdadeiro impedimento.

Benfica Ferro
Ferro voltou à titularidade

Bitaites do terceiro anel:
  • Que bom sentir que o Benfica voltou a apresentar uma dinâmica que deixa os adversários meio atarantados e os adeptos completamente empolgados. Agora é dar sequência em Lyon e trazer um resultado positivo para reentrar na corrida pelo apuramento na Champions.
  • Há jogadores que têm tido um papel muito importante nesta recuperação anímica da equipa. Coloco Cervi à cabeça porque trouxe uma "agressividade" que andava muito arredia da equipa. Com o aumento de recuperações de bola e a alteração das zonas onde a mesma é efetuada as transições do Benfica voltaram a ser mortíferas.
  • Destaco o Cervi, mas é por demais evidente que junto com ele, Chiquinho e Vinícius constituíram um trio que trouxe nova alma à equipa. Ok, a subida de forma de Gabriel também ajudou, e a... e também...
  • Bruno Lage e Carlos Carvalhal falaram de futebol no pós-jogo. Neste contexto não me vou arriscar a ver a Sic Noticias para não vomitar. Se só com o Lage a falar de futebol os três estarolas já vomitam tanta merda, imagino como será com dois treinadores a falar de bola.
  • Enquanto o VAR visionava o lance de penálti sobre o André Almeida, Carlos Xistra viu nos olhos do Pizzi que este ia falhar a conversão. Vai daí marca pontapé de canto porque tinha a certeza que o Rúben diria presente. Benfiquistão ao seu melhor nível!!!
  • Numa primeira análise fico sempre irritado com as arbitragens de Carlos Xistra, mas depois lembro-me que a carreira dele nos relvados coincidiu com o pior período da história do Sporting e fica apenas um sentimento de pena.
Abraço

Espreite também:

Espreite também: