sábado, 26 de setembro de 2020


Benfica 2 - 0 Moreirense: Vendaval!

Rúben Dias despediu-se com um golo
Rúben Dias despediu-se com um golo

O Benfica regressou ao Estádio da Luz para disputar a 2ª jornada da Liga NOS frente aos minhotos do Moreirense. As duas últimas receções a este adversário tiveram sabor amargo, pelo que todos os cuidados eram poucos, até por efeito de alguma euforia que o jogo de Famalicão possa ter provocado.
Jorge Jesus deu continuidade à equipa que tão boa conta deu de si em Famalicão, mantendo Waldschmidt e Darwin na frente de ataque. A única alteração foi  entrada de Pizzi, que jogou no centro do terreno, para o lugar do lesionado Taarabt. 

Benfica vs Moreirense - Liga NOS 2010/21
Helton Leite, Gilberto, Nuno Tavares, Ferro, Weigl, Chiquinho, Pedrinho, Vinícius e Seferovic

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Defesa de Odysseas: Foi a única, mas foi de elevado grau de dificuldade. Se o adiar do segundo golo pode ter criado alguma ansiedade, se o jogo estivesse 1-1 essa ansiedade seria muito maior.
Prémio Pablo Aimar
Gabriel: Este jogador com a cabeça no lugar será sempre muito importante para a equipa. Acrescenta uma capacidade nos confrontos físicos que poucos dos seus colega acompanham.
Prémio Bruno Cortez
Eficácia: Ou por isto, ou por aquilo, o segundo golo foi sendo sempre adiado. Espera-se mais tranquilidade e definição na zona de finalização.

Rafa teve várias recuperações de bola importantes
Rafa teve várias recuperações de bola importantes

#naomefodas mode on
  • Jogo muito bom da equipa, sempre em cima do adversário e controlando quase sempre as saídas rápidas do mesmo. Alguma falta de pontaria e decisões menos acertadas impediram um resultado que iria deixar o António Simões com os cabelos em pé. Pena do crl!
  • Darwin Nuñez já é muito craque. Com trabalho e dedicação, que parece não lhe faltar, pode atingir uma dimensão que o coloque entre a elite dos pontas de lança. Dar tempo ao tempo.
  • Provavelmente foi a despedida de Rúben Dias do Benfica. Este é o percurso que podemos desejar e esperar dos craques formados no Seixal. Fazer 3/4 épocas de Águia ao peito ao mais alto nível e, sendo também seu desejo, saírem por números pornográficos. Boa sorte Rúben.
  • Apesar do clima algo atribulado que se vive na bolha das redes sociais por causa das eleições as divergências não se fizeram sentir nas bancadas da Luz. Os adeptos souberam colocar os interesses da equipa à frente dessas quezílias. Muito bem!
  • O Moreirense esteve bem na escolha do campo. Deixou os adeptos por trás da baliza grande à beira de um ataque de nervos com tal decisão. Totó do crl! O Estevão Vitória, claro.
#naomefodas mode off

Abraço

terça-feira, 22 de setembro de 2020


News Benfica: Obra que nos orgulha

Reprodução da rubrica "News Benfica" publicada no Site Oficial



"Hoje comemoramos o 14.º aniversário do Benfica Campus, o complexo de formação e treino de futebol, localizado no Seixal, do Sport Lisboa e Benfica.
Passaram-se anos desde o lançamento da primeira pedra até à edificação do centro de estágio. Foi no primeiro mandato de Luís Filipe Vieira e por sua iniciativa que a SAD do clube promoveu o desenvolvimento de uma infraestutura preconizada como estratégica para o sucesso desportivo e para a sustentabilidade económica e financeira futura.
A concretização da obra requereu visão, empreendedorismo, arrojo e imaginação, desde logo porque subsistiam ainda as dificuldades financeiras resultantes da má gestão na segunda metade da década anterior, e também devido ao enorme esforço financeiro que a recente construção do Estádio, bem como o apetrechamento significativo do plantel de futebol, exigiram.
Mas sabia-se da inevitabilidade da construção do centro de estágio, afinal era essencial à equipa de futebol dispor de instalações para treinar, assim como era necessário providenciar condições de treino às equipas da formação.
Porém, o Benfica Campus não foi idealizado para se tornar numa mera solução de recurso com um conjunto de relvados e balneários. Desde o primeiro esboço arquitetónico que se vislumbrou um dos eixos estratégicos de desenvolvimento do futebol benfiquista e do Clube. E esta visão nunca foi abandonada, com o investimento permanente em melhorias a tornar-se a realidade ano após ano.
Não é fruto do acaso que o Benfica Campus tem granjeado o reconhecimento internacional, manifestado através de prémios e distinções e da atenção recorrente dos mais variados meios de comunicação social, nacionais e internacionais.
A excelência das infraestruturas, a constante aposta em inovação, a abrangência dos serviços de apoio, as metodologias de organização e treino implementadas no Benfica Campus e os inúmeros atletas que entretanto surgiram na alta-roda do futebol europeu contribuem indelevelmente para que o Benfica se tenha tornado numa referência mundial de melhores práticas ao nível da formação de futebolistas.
E mais importante ainda, o sucesso desportivo na última década, em que se destacam os cinco títulos nacionais nas últimas sete temporadas, e a extraordinária evolução económica e financeira da SAD benfiquista, passando de uma situação cronicamente deficitária para a atual, caracterizada por uma invejável saúde financeira, são indissociáveis dos méritos da atividade e frutos do Benfica Campus.
Analisando as convocatórias mais recentes da Seleção Nacional, constatamos a prevalência de jogadores formados no Benfica. E o mesmo acontece, há vários anos, nas camadas jovens de Portugal. Este é mais um sinal inequívoco do magnífico trabalho desenvolvido no Benfica Campus.
Na conjuntura difícil que vivemos, a aposta da formação é agora por todos encarada como essencial para a sustentabilidade dos clubes. O Sport Lisboa e Benfica soube antever esta necessidade em tempo útil, antecipando-se aos adversários e estabelecendo-se como a referência neste domínio também.
O Benfica Campus tem sido, e continuará a ser, instrumental no sucesso desportivo e financeiro da SAD benfiquista, sabendo-se que os desafios vindouros passarão certamente por manter a formação do Clube na vanguarda, a nível mundial, desta área. É uma missão desafiante, exigente e permanente, que requer visão estratégica e muita competência. O Benfica esteve e continuará a estar à altura desse desafio.
P.S.: Hoje, às 22h30, a BTV exibirá uma reportagem especial, intitulada "Homens com H grande" sobre os bastidores da equipa do Benfica que participou na final 8 da UEFA Youth League. Neste documentário convidamo-lo a tornar-se um dos elementos de um grupo de trabalho muito especial que só por mera infelicidade não se sagrou campeão europeu. Dentro e fora do campo, os Sub-19 mostraram a categoria futebolística e humana de um Benfica formador. Neste documento visual vai conhecer de forma mais profunda o espírito de um grupo que viveu e superou a mais estranha das épocas devido à COVID-19.

Abraço

sexta-feira, 18 de setembro de 2020


Famalicão 1 - 5 Benfica: Cinco estrelas!

Classe e frieza do internacional alemã
Classe e frieza do internacional alemão

Três dias após a tragédia grega o Benfica iniciou a Liga NOS com a primeira deslocação ao norte do país para defrontar a equipa do Famalicão. Os famalicenses perderam grande parte dos titulares da temporada transata, apresentando muitas caras novas para esta temporada. Tendo em conta os investidores no clube não seria de admirar que muitos dos novos nomes voltem a ser boas surpresas na liga.
Foram quatro as alterações promovidas por Jorge Jesus em relação ao jogo anterior numa tentativa de refrescar a equipa e procurar a reação ao resultado negativo.  Gabriel, Rafa, Waldchmidt e Darwin substituíram Weigl, Pizzi, Pedrinho e Seferovic. 

Famalicão vs Benfica - Liga NOS 2010/21
Helton Leite, Nuno Tavares, Ferro, Weigl, Pizzi, Pedrinho, Diogo Gonçalves, Vinícius e Seferovic

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Primeiro golo: O golo do internacional alemão foi muito importante para afastar os fantasmas da cabeça da equipa. Finalização com a classe e tranquilidade do predestinados.
Prémio Pablo Aimar
Comunicação: A forma como a equipa comunicou ao longo de todo o jogo indicia que o grupo de trabalho está focado e comprometido com as ideias do treinador.
Prémio Bruno Cortez
Golo sofrido: Numa exibição globalmente muito positiva o golo de Guga foi o ponto mais negativo da partida.

Everton é craque
Everton é craque

#naomefodas mode on
  • Desta vez aliou-se a boa exibição ao resultado. O domínio traduziu-se em golos o que tranquilizou a equipa e a projetou para uma exibição muito agradável.
  • Foram quatro as alterações o que demonstra que o nível do plantel à disposição do treinador é altíssimo. Haja a possibilidade de colocar os vários excedentários e reforçar uma ou outra posição mais deficitária e adivinham-se coisa boas.
  • Já estava a narrativa a ser criada, começando no anão da SIC e continuando nos adeptos que vão em ondas: Jorge Jesus não gosta de Waldschmidt. Até li um crl de um artolas a dizer que o internacional alemão era o novo Capdevila. Haja paciência para esta corja.
  • Darwin já fez neste jogo algo que me deu muito nas vistas nos vídeos que espreitei antes da sua contratação: aquelas recuperações de bola pelas costas dos médios adversários que resultam em ataques rápidos. Hoje já rendeu um golito.
  • Everton Cebolinha até a escorregar tem classe. Caputa de cracalhão!
  • Com esta vitória robusta tenho a impressão que o LFV é capaz de ter recuperado um bocadinho nas sondagens e ter encostado ao Bruno Costa Carvalho. Já deve andar à volta dos 8%.
  • O crl do António Martins quis defrontar o Maior antes de se mudar para a pocilga. Foram 60 minutos muito bons, com gritinhos que encaixavam bem em qualquer filme para adultos.
#naomefodas mode off

Abraço

terça-feira, 15 de setembro de 2020


PAOK 2 - 1 Benfica: Hecatombe!

Sim, este jogo foi muito mais do que só futebol
Sim, este jogo foi muito mais do que só futebol
O primeiro jogo oficial da temporada disputou-se no estádio Toumba, na Grécia, com o Benfica a defrontar o PAOK em jogo da 3ª pré-eliminatória da Champions League 2020/21. O Benfica é superior ao PAOK, mas o facto de ser apenas o primeiro jogo oficial para o Benfica e a eliminatória ser disputada apenas a uma mão na casa do adversário, equilibrou o favoritismo. Ainda assim, se o Benfica pretende andar na piscina dos grandes não pode vacilar perante adversários deste calibre.
Na estreia oficial Jorge Jesus apostou num onze maioritariamente composto por jogadores que transitam da temporada passada, reforçado com Vertonghen, Pedrinho e Everton. Em relação ao que tinham sido as apostas mais consistentes nos jogos de preparação, Pedrinho no lugar de Rafa foi a principal novidade. De registar ainda o regresso de Grimaldo à titularidade após ter somado alguns minutos no último jogo de preparação.

PAOK vs Benfica - Liga dos Campeões 2020/21
Helton Leite, Gilberto, Gabriel, Rafa, Waldschmidt, Darwin e Vinícius

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Bola no poste: Podia ser qualquer uma das oportunidades desperdiçadas durante a fase de domínio completo da partida.
Prémio Pablo Aimar
Reforços: As novas caras demonstram que de facto vêm acrescentar qualidade ao plantel.
Prémio Bruno Cortez
Derrota: Esta eliminação é um desastre total que vai obrigar a redefinir objetivos. Não se adivinham tempos fáceis.

Se fossemos um circo, até o anão crescia

#naomefodas mode on
  • Nem vale a pena falar sobre o jogo. Já me f*deste Benfica! Um grande abraço a todos os Benfiquistas que estão a sofrer a valer como eu com esta derrota.
  • Aos "outros", durmam bem. Amanhã é outro dia.
  • Só peço uma coisa. Reatem relações com o General Nhaga o mais rápido possível.
#naomefodas mode off

Abraço

quinta-feira, 10 de setembro de 2020


News Benfica: Números que falam por si

Reprodução da rubrica "News Benfica" publicada no Site Oficial

Blogue Benfica - News Benfica do site oficial do clube

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD apresentou ontem o relatório e contas referente a 2019/20, o qual, não obstante a pandemia que afetou o normal desenrolar das competições e subsequente quebra de receitas (continuando-se a cumprir todos os compromissos sem recurso a medidas de contingência, como o layoff, por exemplo), reflete a notável situação económica e financeira no final do exercício económico.
O impacto da pandemia, em 2019/20, ao nível das receitas é estimado um pouco acima de 12 milhões de euros e deve-se ao adiamento de três jogos para o exercício seguinte (7,6 milhões de euros de direitos televisivos que foram faturados somente em 2020/21), à impossibilidade de haver público nas bancadas (3,8 milhões de euros divididos entre corporate, 2,2, e devolução de Red Pass, 1,6), além da bilheteira e royalties.
Apesar desta quebra significativa nas receitas, 2019/20 foi o melhor ano de rendimentos da Benfica SAD, totalizando estes cerca de 294,5 milhões de euros, um crescimento um pouco acima de 20% face à época anterior.
É evidente que a transferência de João Félix, pelo montante que envolveu, teve uma relevância muito significativa neste indicador, mas convém salientar que os rendimentos operacionais sem atletas atingiram os 140 milhões de euros. Caso não tivesse surgido a pandemia, rondariam os 152 milhões de euros, o que resultaria em novo incremento face ao ano anterior.
O elevado nível de proveitos, bem acima dos custos verificados ao longo do exercício, motivou um lucro de 41,7 milhões de euros. Este é o segundo melhor resultado líquido na história da SAD e trata-se do sétimo ano consecutivo a dar lucro. Os resultados acumulados nos últimos sete anos atingem cerca de 185 milhões de euros positivos. Não surpreende, portanto, que a Benfica, SAD apresente agora capitais próprios a rondar os 161 milhões de euros positivos (+35,2%), inclusivamente superiores ao capital social que, recorde-se, é 115 milhões de euros.
O ativo voltou a crescer (0,7%) e o passivo manteve a trajetória descendente (-10,6%). Relativamente ao passivo, há a destacar a redução dos empréstimos obtidos (decréscimo de 32,5%). A dívida financeira situa-se agora abaixo dos 100 milhões de euros e foi reduzida em 162 milhões de euros nos últimos quatro anos.
Quanto à dívida líquida, que compara a dívida com as disponibilidades financeiras, é agora 98,1 milhões de euros, o valor mais baixo na última década da SAD benfiquista. Considerando o clube e todas as empresas participadas, este indicador, em 2010/11, atingia os 155,7 milhões de euros e era superior aos rendimentos totais (146 milhões de euros). No final de 2019/20, os 92,7 milhões de euros de dívida líquida do grupo Benfica estão muito abaixo dos 321,7 milhões de euros de rendimentos, comprovando a enorme evolução positiva da situação económica e financeira do Sport Lisboa e Benfica e, em particular, da Benfica SAD."

Abraço

sábado, 5 de setembro de 2020


Benfica 2 - 0 Rennes: Intenso e agradável!

Pedrinho estreou-se a titular no Benfica
Pedrinho estreou-se a titular no Benfica
O último jogo de preparação do Benfica antes da estreia nas competições oficiais foi frente aos franceses do Rennes e jogou-se novamente no Estádio da Luz. Os franceses, que já disputaram duas jornadas da sua liga, têm uma boa tradição na formação de jogadores, tendo atualmente ao seu serviço jovens jogadores muito apetecíveis, com Eduardo Camavinga à cabeça. Na ausência de jogos oficiais antes da deslocação à Grécia, o Rennes era um excelente adversário para o Benfica ganhar ritmo competitivo e fazer uma espécie de ensaio geral, mas a ausência dos internacionais não o permitiu na plenitude.
Na ausência de Taarabt, expulso no jogo anterior, Jorge Jesus apostou em Pizzi no meio campo e estreou Pedrinho a titular no apoio a Vinícius, sendo essa a única alteração efetuada. De forma algo surpreendente Darwin Núñez marcou presença no banco dos suplentes, acabando mesmo por se estrear, após ter sido apresentado como reforço do Benfica no dia anterior.

Benfica vs Rennes - Particular 2020/21

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Regresso de Grimaldo: De saudar o regresso de Grimaldo vários meses após a lesão que o afastou da fase decisiva da última temporada.
Prémio Pablo Aimar
Consistência: Principalmente tendo em conta a ausência da dupla de centrais "titulares" e com laterais que dificilmente serão os titulares, a equipa apresentou uma consistência defensiva que se saúda.
Prémio Bruno Cortez
Liga das Nações: Numa época que será bem mais curta do que o habitual não se justifica a manutenção desta prova. É ridículo disputar um jogo que pode valer uma parte considerável do orçamento sem disputar um único jogo oficial e sem poder treinar com todo o plantel.

Esperam-se golos de Darwin Núnez no Benfica
Esperam-se golos de Darwin Núnez

#naomefodas mode on
  • Acabaram-se os testes à vista dos adeptos. Agora há que trabalhar para afinar a equipa para o importante jogo na Grécia com o máximo de concentração.
  • Fdx, o Pizzi não pode ser a alternativa para a posição oito. Se o mister não quer o Gabriel, ou o Gabriel não faz tudo o que devia para o mister o querer, arranjem um crl de um jogador "feito" para aquela posição.
  • Já tinha saudades de ver o Benfica marcar um crl de um golo como o do Gabriel. Cabeçada de cima para baixo lá no terceiro andar é coisa pouco vista nos últimos anos.
  • Darwin Núñez estreou-se pelo Benfica 24h após ter sido apresentado. Esperemos que seja o início de uma história bonita. Parece-me daquelas contratações que vão precisar de uma gestão de expectativas muito cuidada.
  • Já era hora de darem uma refrescadela no grupo de comentadores da BTV. Ainda eles não abriram a boca e já toda a gente sabe o que vão dizer. Fdx, não faltam figuras com história de Benfica para permitir uma rotação a sério. 
  • Não exageremos. Na apresentação o Darwin arranhou o português porque morava na fronteira com o Brasil e dava uns saltos ao outro lado para papar umas Zucas. Esteve bem nas respostas aos jornaleiros porque fez bem o trabalho de casa. Emocionou-se porque... porque... porque é o Benfica, crl! ;))
  • Não gosto nada deste tipo de penáltis a favor do Benfica, mas só para ver a irritação do Salin até valeu a pena. Por falar no Salin, foi engraçado vê-lo a falar na BTV sem ser através de um ator com a voz distorcida.
#naomefodas mode off

Abraço

quarta-feira, 2 de setembro de 2020


Benfica 2 - 1 Braga: Muito peso!

Vinícius bisou e deu a vitória ao Benfica
Vinícius bisou e deu a vitória ao Benfica
A preparação do Benfica para a nova temporada prosseguiu com o encontro frente ao Sporting de Braga novamente num Estádio da Luz despido de público. O teste era teoricamente o mais complicado até ao momento, já que o Braga parte para a nova época com redobradas aspirações assentes num conjunto de boas aquisições, onde se destaca o "nosso" Nico Gaitan. Para o Benfica era importante confirmar as boas indicações dadas até ao momento embora fosse de esperar dificuldades acrescidas devido à ausência de vários internacionais.
Jorge Jesus viu-se privado de Tomás Tavares, Rúben Dias, Vertonghen, Florentino, Waldschmidt, Seferovic, Jota e Svilar, ausentes ao serviço das respetivas seleções. Apesar das ausências não foram muitas as alterações em relação ao jogo anterior; apenas Gilberto, Ferro e Vinícius foram novidade. Apesar disso as alterações provocaram algum desequilíbrio já que a dupla de centrais titular esteve ausente, obrigando mesmo à adaptação de André Almeida à posição.

Benfica vs Braga - Particular 2020/21

Momento | Positivo | Negativo

O momento em que o Benfica nos escolhe
Golo da vitória: São jogos particulares, mas trabalha-se sempre melhor em cima de vitórias do que com derrotas. Que sirva também para que Vinícius recupere a veia goleadora.
Prémio Pablo Aimar
Minutos ganhos: Os minutos somados por muitos dos jogadores que farão parte do onze inicial no início da temporada são fundamentais para que a equipa chegue a esse jogo em bom momento.
Prémio Bruno Cortez
Mão na coxa: Espero que mão de Vinícius na coxa esquerda após o golo da vitória não seja mais do que um pequeno susto.

Robinho, perdão Pedrinho, estreou-se na Luz

#naomefodas mode on
  • Após um início muito bom a equipa começou a apresentar-se cada vez mais "pesada" com o passar dos minutos. É altura de levantar um bocado o pé nos treinos, mister. Vai ser necessária frescura física frente os gregos.
  • Mister há que meter juizinho na cabecinha do Taarabt. Todo o voluntarismo com que joga acaba por se voltar contra ele próprio. Mais cabeça e menos coração.
  • Curiosamente o Benfica lidou muito bem com a inferioridade  numérica, principalmente tendo em conta o desgaste que grande parte dos jogadores já apresentava.
  • É certo que o Odysseas fez duas boas defesa, mas tendo em conta os elementos que formaram a nossa defesa as coisas até correram bem. Pode significar que o trabalho tático ajudou a colmatar a falta de nível individual para o que se exige.
  • No sábado já vamos ver o Cervi a defesa esquerdo? Já não há pachorra para o Nuno Tavares. Então aquelas bolas junto à linha que ele deixa sair e nem sequer dá ares de ficar inconformado deixam-me com os cabelos em pé. Pqp!
  • Falou-se várias vezes na passagem do Ricardinho para o futebol de onze. Não foi o Ricardinho, foi o Robinho. Como?! Não era o Robinho!? Era o Pedrinho? Ah, ok. Gostei do puto.
  • Parece que o Benfica contratou o Darwin Nunes por cerca de 25 milhões de  euros. Sabem porque é que o fez? Porque pode, crl! Porque pode!
#naomefodas mode off

Abraço

Espreite também:

Espreite também: