A equipa Hóquei em Patins do Benfica venceu no Pavilhão do Luso, Mealhada, a primeira edição da Taça 1947, competição que homenageia o ano em que Portugal se sagrou pela primeira vez Campeão do Mundo e da Europa na modalidade.
Nos quartos de final da prova o Benfica derrotou o OC de Barcelos por 3-2 com golos de Vieirinha, Ordóñez e Nicolía. A meia-final frente à Oliveirense foi resolvida nos penáltis após um empate 3-3 no tempo regulamentar, com dois golos de Valter Neves e um de Edu Lamas. Para o 4-2 do desempate contribuíram os golos de Valter Neves, Diogo Rafael, Edu Lamas e Nicolía.
Na final frente ao velho rival Sporting, repetiu-se o cenário da meia-final com um empate 3-3 e vitória do Benfica por 3-2 no desempate por penáltis. No tempo regulamentar marcaram Diogo Rafael, Nicolía e Ordóñez, e nas grandes penalidade converteram com sucesso Diogo Rafael, Edu Lamas e Nicolía. A conquista da Taça 1947 representa o regresso da modalidade às conquistas e tem o significado acrescido de deixar para a história o Benfica como o primeiro vencedor da competição. Mais uma para embelezar o Museu Cosme Damião.
Benfica na final: Pedro Henriques, Valter Neves, Edu Lamas, Diogo Rafael (1) e Lucas Ordóñez (1); Marco Barros, Carlos Nicolía (1), Sergi Aragonès, Gonçalo Pinto e Vieirinha.
Staff: Alejandro Domínguez, Frederico Mascarenhas, Aristides Meireles, Filipe Pedro, Ricardo Fonseca, Luís Santos, Pedro Aguiar, Ricardo Pires, Sara Catalão e Daniel Cardoso.
Os Vencedores: Carlos Nicolía, Danilo Rampulla, Diogo Rafael, Edu Lamas, Gonçalo Pinto, Lucas Ordóñez, Marco Barros, Pedro Henriques, Sergi Aragonès, Valter Neves e Vieirinha.