É a nona jornada consecutiva com Jonas a faturar |
O Benfica deslocou-se ao norte do país para defrontar o Vitória de Guimarães num jogo tradicionalmente muito difícil. A vitória neste jogo da décima primeira jornada da Liga NOS 2017/18 era um imperativo para manter as distâncias para a frente da tabela classificativa.
Rui Vitória surpreendeu ao promover a titularidade de Krovinovic. Parece que o reforço do meio campo veio para ficar, desta vez com o trio a ser composto por Fejsa, Pizzi e Krovinovic. Svilar, Rúben Dias e Diogo Gonçalves continuam a ser aposta no onze benfiquista.
Onze inicial: Svilar, André Almeida, Rúben Dias, Luisão, Eliseu, Fejsa, Krovinovic, Pizzi (Samaris 64'), Diogo Gonçalves, Salvio e Jonas.
Suplentes: Bruno Varela, Douglas, Jardel, Samaris, Cervi, Raúl Jiménez e Seferovic.
Às vezes mais vale lá ir do que lá estar
O Benfica parece ter assumido que o momento atual da equipa não dá para pôr em prática um futebol dominador. Com o reforço do meio campo a equipa expõe-se menos às situações de contra-ataque que tanto têm feito mossa nas constantes perdas de bola na primeira fase de construção. Ao mesmo tempo que ganha consistência defensiva, ganha também mais segurança na saída de bola.
Esta nova postura do Benfica, juntamente com a situação de maior expetativa que os adversários costumam apresentar, tornam o jogo mais lento e menos criativo. Foi dessa forma que a primeira parte decorreu, com muita luta a meio campo e pouco futebol dentro das grande áreas.
São estes festejos sentidos que queremos ver sempre |
Ganhar confiança e depois facilitar
A segunda parte trouxe um Vitória mais afoito na busca pelo empate. Foram vinte minutos de domínio da equipa da casa embora sem grandes situações de golo. Com maior ou menor dificuldade o Benfica ia dando conta do recado. Apenas por uma vez a equipa da casa criou real perigo através de um bom remate de Heldon que sai muito perto do ângulo da baliza de Svilar.
A meio da segunda parte o Benfica reequilibra o jogo com a entrada de Samaris para o lugar do desgastado Pizzi. Aproveitando o maior balanceamento ofensivo dos locais o Benfica começa a ameaçar o segundo golo que acabaria por chegar numa boa iniciativa de Samaris. O terceiro veio logo de seguida num bom passe de Diogo Gonçalves para Salvio, com este a fazer um bonito chapéu ao guarda-redes vimaranense. O Vitória rendeu-se e o jogo parecia acabado mas uma paragem cerebral coletiva do Benfica permitiu o golo que deu algum alento ao Guimarães. Mesmo em cima do apito final quase chegava o segundo através de grande penalidade. Valeu a má execução do jogador da casa.
O Benfica fez um bom jogo. Muito seguro a defender e também mais seguro no momento de construção. Mostrou eficácia na finalização e conseguiu uma vantagem que já há muito não se via. Nos últimos cinco minutos quase esvazia o importante capital de confiança que tanto custou a conquistar. Apesar de tudo sai de Guimarães bem vivo num momento em que muitos esperavam o cheque-mate. Agora vem uma paragem na liga que se espera que seja aproveitada para consolidar os sinais de recuperação demonstrados na cidade berço.
Muito bem Krovinovic no meio campo do Benfica |
#naomefodas mode on
- Tinha pedido um jogo tranquilo. Quase que era, estes crls ainda arranjaram forma de me fazer subir as pulsações.
- Puto Svilar, a concentração é para se manter até ao apito final.
- Até acho este gajo um bom treinador mas gosto tanto de lhe ganhar. Aquela expressão de aziado é impagável.
- Também gostei de ver os putos apanha-bolas com equipamento vermelho. Fds, tou admirado!
#naomefodas mode off
Venha o próximo e viva o Benfica!!!
Destaques do Baralho
REI: Luisão – Bom jogo do capitão num momento muito importante para o desenrolar da época.
ÁS: Krovinovic – Excelente jogo do croata na estreia a titular nesta Liga NOS.
SENA: Golo do Salvio – A bola até levava o efeito para bater no relvado e desviar da baliza. O toque do guarda-redes inverte o efeito e encaminha a bola para a baliza. A tal questão da sorte e do azar.
DUQUE: Invasão – Muito mau quando um jogo tem que ser interrompido por estes motivos.
Abraço