quinta-feira, 28 de março de 2019


Formação @SLBenfica: Francisco Saldanha

Blogs Benfica Francisco Saldanha Formação

Central com muita iniciativa

Francisco Saldanha chegou ao Benfica na temporada 2015/16 proveniente do Vitória de Guimarães, que representou por cinco temporadas após ter iniciado a ligação ao futebol no Desportivo de Ronfe. Na altura chegou para a equipa de iniciados integrando uma das gerações mais promissoras dos últimos anos do clube. Está na sua quarta época ao serviço do Benfica onde conquistou o título de campeão nacional de Iniciados logo na primeira época, ao qual somou o título nacional de Juvenis na pretérita temporada.
O jovem atleta assinou contrato profissional com o Benfica em março de 2017. À imagem de muitos dos seus colegas nesta temporada tem dividido a sua prestação entre a equipa de juniores e os sub-23, tendo ainda representado o Benfica na UEFA Youth League. Apesar de já ter tido a oportunidade de trabalhar na equipa principal a estreia pela equipa B ainda não aconteceu, mas não será de estranhar que ainda esta época tenha a oportunidade de lá chegar.

"A paixão do futebol começou bem cedo. Aos três anos já jogava. O meu brinquedo preferido sempre foi uma bola de futebol - andava sempre com uma debaixo do braço."

Saldanha soma já 35 internacionalizações divididas pelas seleções Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-18 de Portugal. Tem um percurso nas seleções jovens nacionais de tal forma assinalável que já o levou a envergar a braçadeira de capitão da equipa em várias ocasiões. Apesar de jogar em posições mais recuadas no terreno já marcou dois golos ao serviço de Portugal.
Blog Benfica Francisco Saldanha na seleção
Saldanha já conta com 35 internacionalizações
Internacionalizações:
Sub 15: 2
Sub 16: 12
Sub 17: 17
Sub 18: 4

Adaptação a médio no horizonte

Francisco Saldanha tem feito grande parte da sua formação no Benfica na posição de defesa central, ocupando quase sempre sobre o lado esquerdo do eixo defensivo. Nos últimos tempos tem sido muito utilizado no meio campo, quer na posição de médio mais defensivo, quer como médio interior. A passagem por várias posições é uma constante ao longo do processo formativo no Benfica permitindo aos atletas a aquisição de novas competências e abrindo-lhes novos horizontes.
Possuidor de uma boa leitura de jogo e sentido posicional, aos quais alia a rapidez de decisão, reação e deslocamento, Saldanha dispõe de atributos para ser um central acima da média. A forma como acelera o jogo sempre que a bola lhe chega aos pés, quer no passe, quer em condução, distingue-o da maioria dos jogadores que ocupam esta posição. Normalmente privilegiam a circulação com maior segurança em detrimento do risco. Esta é uma característica importante para jogador de clube "grande".

"Desde muito novo que gosto de ser capitão e de liderar a equipa. Gosto de falar com os meus colegas dentro do campo. É algo de natural em mim e vou continuar assim."

A boa capacidade técnica e o facto de jogar com ambos os pés são ferramentas que aliadas ao bom critério na escolha do momento certo, lhe permitem sair a jogar com segurança ultrapassando a primeira linha defensiva do adversário. Outra das características que apresenta é o forte remate de meia distância que já lhe tem valido a obtenção de alguns golos de belo efeito. Tudo isto associado a uma capacidade de liderança sempre importante para quem ocupa posições mais recuadas e centrais nas equipas.
Blog Benfica Francisco Saldanha golo
Mais um golo ao serviço do Benfica (foto mediotejo.net)
Muito provavelmente a aposta na utilização do Francisco no meio campo está relacionada com o facto de não ser muito alto e as perspetivas de que atinja uma envergadura de "central" não serem favoráveis. Se assim for será uma pena pois de resto tem tudo para ser um central para a equipa principal. A adaptação a médio é ainda uma incógnita no sentido de se perceber até onde pode chegar o jovem jogador. Se não der a central, que venha daí um grande Seis. 

Aqui que ninguém nos ouve:
  • Um dos grandes centrais que vi no Benfica andava pelo metro e oitenta. Chamava-se Carlos Gamarra e tinha uma classe do cara...
  • Podem ver outras análises (parágrafo "As grandes promessas") AQUI.

Abraço

Espreite também:

Espreite também: