domingo, 30 de setembro de 2018


Basquetebol: Revolução inevitável

A selfie do Basquetebol no Estádio da Luz
A selfie no Estádio da Luz
O Basquetebol do Benfica regressou ao trabalho para a nova temporada 2018/19 com um plantel completamente remodelado. Após uma temporada completamente desastrada que se saldou apenas pela conquista da Taça Hugo dos Santos, mais de metade do plantel abandonou o clube em diferentes circunstâncias, seguindo o mesmo caminho que o treinador José Ricardo. Para liderar a equipa na nova temporada foi contratado o treinador espanhol Arturo Álvarez após um bom desempenho no comando do Prat Joventut do segundo escalão do país vizinho.
São vários os destaques do novo plantel do basquetebol benfiquista para a nova época. Da Oliveirense chega o extremo campeão nacional Arnette Hallman num regresso a uma casa que já conhece. O extremo Fábio Lima também com passado no Benfica chega do CAB Madeira. O base Miguel Maria chega proveniente do Vitória de Guimarães onde esteve uma temporada após várias épocas em França.
Do estrangeiro chegam os norte-americanos Quentin Snider e Micah Downs para as posições de base e extremo, respetivamente. Este último tinha dado nas vistas quando defrontou o Benfica num dos jogos da competição europeia da última época. De Espanha acompanham o treinador o extremo Álex Suárez e o poste Xavi Rey. Por último a contratação ao 1º de Agosto de Angola de um nome que traz boas recordações aos benfiquistas: Jacques Conceição, filho do histórico Jean-Jacques Conceição que tantas vezes encantou ao serviço do Benfica.
Da última temporada transitam apenas os experientes Tomás Barroso, José Silva e Cláudio Fonseca, aos quais se soma a continuidade dos jovens Aljaz Slutej, Gonçalo Delgado e Rafael Lisboa. Face a tantas alterações no plantel e à alteração no comando técnico não é fácil fazer uma previsão do que nos espera na nova temporada. Fica apenas a certeza que que o historial do Benfica obriga a que se lute com todas as forças pela reconquista do Campeonato Nacional.

Grupo de trabalho

Equipa técnica: Arturo Álvarez, Carlos Seixas e Nuno Ferreira.
Base: Aljaz Slutej, Miguel Maria, Quentin Snider e Tomás Barroso.
Base/Extremo: Jacques Conceição e Rafael Lisboa.
Extremo: Fábio Lima, José Silva e Micah Downs.
Extremo/Poste: Alex Suárez, Arnette Hallman e Gonçalo Delgado.
Poste: Cláudio Fonseca e Xavi Rey.


Benfica Basquetebol Plantel

Os protagonistas

Arturo Álvarez:"Começa agora a segunda parte da pré-temporada. Juntam-se a nós alguns dos melhores jogadores do País que voltam para defender com força a camisola do Benfica. Depois de 15/20 dias de trabalho, começa a segunda fase mais importante antes do Torneio Internacional do Benfica. Uma fase importante para continuar a crescer e para conseguir os objetivos que temos para a época. Queremos muito agradar, ganhar e começar esta época a fazer uma bonita história antes de um Benfica-Bayern em futebol. Pode ser um dia perfeito. Temos um torneio com um rival forte e de certeza que vai ser um jogo difícil como muitos que vamos encontrar durante toda a temporada"
Tomás Barroso: "As expectativas são as mesmas todos os anos: fazer tudo para ganhar todas as competições em que estamos inseridos. É essa a imagem do Sport Lisboa e Benfica e tem de ser a imagem da nossa equipa. O que eu posso dizer é que temos aqui um grupo fantástico de jogadores, mas também de pessoas e de certeza que faremos tudo para alcançar esses objetivos. Já tivemos o primeiro treino, conseguimos assimilar toda a informação que nos foi transmitida e a segunda parte da época, para nós, começa agora. Vamos entrar com todo o gás porque o tempo já é curto. Temos grandes feitos para alcançar e queremos alcançá-los o mais rapidamente possível"
Domingos Almeida Lima: "O nosso lema será o da Reconquista de uma posição onde já estivemos. Queremos ganhar todas as provas onde estamos inseridos, mas o principal objetivo é o Campeonato Nacional""

Benfica venceu o 5º Torneio Internacional de Basquetebol
Vitória no 5º Torneio Internacional de Basquetebol

Aqui que ninguém nos ouve:
  • Após uma temporada onde o planeamento pareceu feito com cabeça tronco e membros e acabou num verdadeiro caos, com a troca de jogadores fundamentais pelo meio, espera-se que um novo ciclo vitorioso comece com esta autêntica revolução.
  • Também aqui há o risco inerente à contratação de um treinador estrangeiro com pouco conhecimento da nossa liga e com poucos créditos firmados. Esperemos que seja capaz de impor as suas ideias, e que as mesmas nos conduzam aos desejados títulos.
  • Parece que o ex-treinador José Ricardo ainda tem contrato com o Benfica. Resolvam lá essa situação para enterrar de vez o passado recente.
Veja também:

Abraço

Espreite também:

Espreite também: