domingo, 23 de setembro de 2018


Benfica 2 - 0 Aves - Massacrar e relaxar

Benfica João Félix
Estreia de sonho para João Félix
Três semanas após a deslocação à Madeira onde venceu e equipa do Nacional da Madeira, O Benfica recebeu o Desportivo das Aves em jogo a contar para a 5ª jornada da Liga Nos 2018/19. A vitória significava a liderança do campeonato, podendo ser isolada ou não consoante o resultado do jogo entre o Braga e o Sporting. Numa tarde quente a convidar uma ida à praia, os adeptos não deixaram de marcar presença no Estádio da Luz com mais uma excelente casa.
O onze apresentado por Rui Vitória trouxe novidades em relação ao que tem sido habitual. O reforço Gabriel estreou-se a titular após ter sido suplente utilizado contra a Bayern de Munique. João Félix também teve a sua estreia a titular com a camisola da equipa A do Benfica num jogo oficial. Os "sacrificados" para estas duas estreias foram Gedson e Cervi, dois dos jogadores mais utilizados até ao momento. De salientar a primeira presença de Bruno Varela no banco dos suplentes e, principalmente, o regresso de Jonas ao lote das opções.

Benfica vs Aves - Liga NOS
Suplentes: Bruno Varela, Samaris, Gedson, Cervi (53'), Rafa (82'), Castillo e Jonas (72')

Curto para tanto domínio

Foi avassaladora a entrada em jogo do Benfica encostando por completo a equipa do Aves à sua grande área. A bola circulava com segurança e velocidade entre os jogadores benfiquistas, com boas incursões por ambos os corredores onde o talento dos seus jogadores ia fazendo a diferença. Impossível não destacar o papel de João Félix neste momento da equipa. Seferovic dava os apoios centrais necessários deixando o espaço na grande área para o aparecimento dos alas.
E foi assim que logo a abrir Salvio aparece em excelente posição para abrir o marcador, mas não remata da melhor forma. Quase de seguida o mesmo Salvio vê a bola ser defendida pelo guarda-redes. Não há duas sem três e assistido por Pizzi, Salvio no frente a frente com o guarda-redes não consegue levantar devidamente a bola. O domínio era total mas não se traduziu em golos. O Aves acaba por sacudir um pouco a pressão a meio da primeira parte.
Benfica Cervi
Cervi entrou e marcou
Um bom remate de Seferovic de pé esquerdo que desvia num adversário dá início a um novo vendaval benfiquista. Seferovic volta a tentar mas desta vez de pé direito mas o guarda-redes defende. De seguida o suíço tem uma excelente assistência para Pizzi que num autêntico penalti em movimento vê o adversário cortar em cima da linha. Adivinhava-se o golo e o mesmo surge após mais uma assistência de Pizzi que João Félix finaliza com classe de pé esquerdo. Justiça no marcador que o seria ainda mais se o excelente remate de Salvio ao poste tem entrado. Antes do intervalo Odysseas nega o golo ao Aves com uma excelente defesa para canto.

Reentrar como se estivéssemos a golear

A segunda parte trouxe um Aves mais afoito e um Benfica a viver de rendimentos. Odysseas nega o golo aos visitantes numa defesa espetacular a um livre direto. O Benfica não conseguia ligar o jogo com segurança e muitas perdas de bola iam proporcionando aos velozes jogadores visitantes lances que iam criando cada vez mais instabilidade na equipa encarnada. Felizmente a baliza manteve-se inviolada.
Benfica Jonas
Jonas regressou aos relvados
Ao contrário da primeira parte o Benfica chega ao golo praticamente na primeira oportunidade com Cervi a concluir com alguma felicidade um cruzamento da direita de André Almeida. O golo trouxe tranquilidade ao Benfica e quebrou o ímpeto dos visitantes pelo que o jogo passou a ser disputado mais a meio campo. Um remate de meia distância defendido por Odysseas e um cabeceamento à barra de Jardel são os lances de registo até ao intervalo. Houve tempo ainda para Jonas regressar aos relvados e Grimaldo se lesionar e ter que ser substituído.
Vitória importante no regresso aos jogos da liga, frente a uma das boas equipas da competição. Os três pontos garantem a liderança ao Benfica que pode ser isolada. Agora há que trabalhar para a difícil deslocação a Trás-os-Montes para defrontar o Chaves.


Momento | Positivo | Negativo


O momento em que o Benfica nos escolhe
Golo João Félix: Um golo à Félix, frieza e classe na zona onde os comuns mortais tremem. Será certamente o segundo ;)) de muitos. 
Prémio Pablo Aimar
Odysseas: As defesas ao fechar a primeira parte e a abrir a segunda, mantendo a magra vantagem foram fundamentais para o resultado final. Continua a demonstrar que foi uma aposta acertada.
Prémio Bruno Cortez
Lesões: Não há bela sem senão. Após uma estreia de sonho, chega o pesadelo da lesão de João Félix. Mais tarde o azar bateu à porta de Grimaldo. Que não seja nada de grave em ambos os casos.


Aqui que ninguém nos ouve:
  • Com tanta qualidade e o regresso de jogadores como Corchia, Jonas e Krovinovic, não tenho dúvidas que parte do sucesso da época vai passar pela capacidade de Rui Vitória gerir/motivar o balneário.
  • Esta situação de entrar para a segunda parte como se as oportunidades de golo da primeira tivessem entrado, podia ter dado mau resultado. Atenção Benfica que apesar da boa exibição o resultado estava num magro 1-0.
  • Alô VAR, está aí alguém?
  • Michael Manniche disse em declarações à BTV que tinha toneladas de histórias para contar dos seus tempos de Benfica. Conta, Manniche, conta.
  • Cada golo do João Félix será sempre aqui assinalado com os devidos agradecimentos ao clube que o dispensou.

Abraço

Espreite também:

Espreite também: