Que melhor homenagem a um dos grandes "10" do Benfica?! |
Bruno Lage fez três alterações relativamente ao jogo da última quarta-feira frente ao Sporting, uma devido à lesão de Jardel e duas por opção. Na baliza Odysseas voltou à titularidade em detrimento de Svilar, Ferro foi o eleito para substituir Jardel no centro da defesa e Rafa entrou para o lugar de Salvio. No banco duas grandes novidades: o regresso de Jonas e a primeira vez de Florentino Luís.
Suplentes: Svilar, Florentino (61'), Gedson, Krovinovic (68'), Cervi, Salvio e Jonas (72'). |
Nem se deu pelo tempo a passar
Um golo no primeiro minuto nunca é resultado de qualquer tendência no jogo porque ainda não houve tempo para as equipas demonstrarem o que quer que seja. Neste caso o golo do Grimaldo após assistência de Seferovic, mais uma, foi apenas o prenúncio do que estava para vir. Na reação imediata ao golo o Nacional até deu uma boa resposta, trocando a bola com alguma tranquilidade e qualidade conseguiu manter o Benfica longe da sua baliza.
Pizzi jogou e fez jogar |
Um verdadeiro vendaval de futebol ofensivo que rendeu três golos, mas poderiam ser muitos mais. O Nacional conseguiu finalmente esboçar uma reação já perto do final da primeira parte. Dispõe de um cabeceamento perigoso que Odysseas defende com segurança e de um lance em que o seu jogador atira ao lado quando o mais difícil era falhar. O intervalo chegou com um 3-0 que era lisonjeiro para os visitantes.
Um verdadeiro rolo compressor
A história da segunda parte é a história dos golos e de um Benfica insaciável que só levantou o pé do acelerador quando o árbitro apitou para o final da partida. O Nacional nunca se encontrou e foi incapaz de estancar a avalanche ofensiva dos encarnados. Deram apenas um ar da sua graça num remate de fora da área que proporcionou a Odysseas a defesa da noite.
Isto é o BENFICA!!! |
Vitória gorda que valeu três pontos importantes que permitiram manter a equipa na perseguição ao primeiro lugar. A distância encurtou, a moral vai crescendo e com os pés bem assentes no chão vai-se fazendo caminho. Agora vem a Liga Europa, já na próxima quinta-feira, com a deslocação à Turquia para defrontar o Galatasaray onde é importante fazer um bom resultado.
Momento | Positivo | Negativo
Minuto 32: Impossível de descrever o que aconteceu neste minuto. É ir à box e puxar o filme atrás. Tivesse a bola entrado e rivalizaria com o golo do Lima ao Sporting, após jogada de génio do Gaitan. | |
---|---|
Estreias: Merecida estreia de Florentino Luís no banco e no relvado. Grande estreia de Ferro a titular e a marcar. Agora só falta mesmo a estreia do Francisco Ferreira. | |
Falta de solidariedade: Ver o Costinha sentado no banco dos suplentes completamente isolado é um momento que toca fundo a qualquer Benfiquista que se preze. |
Aqui que ninguém nos ouve:
- Ai hoje é para homenagear o Chalana?! Ok, então peguem lá um recital de magia à flor da relva.
- Quando o capitão do Nacional escolheu o campo "ao contrário", pareceu-me ler nos lábios do André Almeida: "Só por te armares em esperto vais mamar um golo logo no primeiro minuto".
- Não há muito mais a dizer sobre a exibição do Benfica. Há apenas a necessidade de deitar algum gelo sobre a mesma, alertando que estes golos são como os "gigas da net": não transitam para o jogo seguinte.
- Impagável a expressão de Bruno Lage no lance do último golo. Acho que aquele marejar nos olhos trespassou todo o Universo Benfiquista.
- Podem ver a análise aos dois estreantes aqui: Ferro; Florentino Luís.
Abraço