quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019


Galatasaray 1 - 2 Benfica: Miúdos já graúdos!

Benfica Golo - Blog NMF
União de Aço
A estreia do Benfica na edição da Liga Europa 2018/19 marcou o regresso à Turquia onde já havia jogado a fase de apuramento para a Liga dos Campeões. O adversário era o Galatasaray que tal como o Benfica vinha da fase de grupos da Champions, onde integrou o grupo do Porto. Após as duas finais atingidas pelo Benfica nesta competição, não se espera nada mais, nada menos do que nova presença na final.
Bruno Lage que já havia surpreendido na convocatória ao abdicar de Grimaldo, Pizzi e Jonas, voltou a surpreender no onze apresentado. Na defesa Corchia e Yuri Ribeiro fizeram as laterais, Florentino e Gedson formaram dupla no meio campo e Salvio e Cervi jogaram nas alas. A juntar aos seis jogadores da formação que foram titulares em Istambul, no banco de suplentes ainda se sentou Jota.

Galatasaray vs Benfica - Liga Europa 2018/19 - Blog NMF
Suplentes: Svilar, André Almeida, Samaris (89'), Gabriel (48'), Krovinovic (80'), Zivkovic e Jota.

Boa entrada e golo na pior fase

Apesar das várias alterações efetuadas o Benfica entrou em jogo de forma personalizada e pouco impressionado com o ambiente no estádio. O jogo de posse do Benfica ia quebrando o ímpeto ao adversário e aos seus adeptos. Após esta fase inicial mais tranquila o Galatasaray começou a aparecer mais perto da área do Benfica, conseguindo criar alguma instabilidade na defensiva encarnada e galvanizar os seus adeptos.
Benfica Salvio - Blog NMF
Golo de Salvio silenciou os turcos
Nesta fase dispõe de uma excelente oportunidade para abrir o marcador mas a bola sai ao lado do poste. Logo de seguida tem um bom remate que cria algum perigo e outro que sai mais desenquadrado. Era a melhor fase dos turcos e a fase de maior intranquilidade por parte do Benfica. Yuri ia tendo dificuldades em conter os adversários, sendo certo que também não contou com grande colaboração de Cervi nesta fase da partida.
Perante este cenário, foi de forma algo inesperada o Benfica acaba por ver um central turco jogar com a mão dentro da área, após bom cruzamento de Yuri. Penálti assinalado, com Salvio chamado a assumir a responsabilidade e a não falhar, fazendo o sempre importante golo fora de casa. Até ao intervalo o Benfica foi capaz de baixar o ritmo de jogo e trocar a bola com tranquilidade no meio campo adversário.

Sofrer, equilibrar e reagir

A segunda parte começa com uma contrariedade para Bruno Lage com a lesão de Salvio, que foi substituído por Gabriel, levando à deslocação de Gedson para a direita. Foi precisamente pela direita que saiu o cruzamento que permitiu ao central do Galatasaray restabelecer a igualdade perante a frágil oposição de Yuri. Adivinhavam-se minutos complicados para o Benfica após o golo do empate.
Benfica Seferovic Blog NMF
Mais um grande golo de Seferovic
O Benfica tinha maior dificuldade em defender com bola, mas ia bloqueando os caminhos para a sua baliza não permitindo que o adversário incomodasse Odysseas. Pelo seu lado saía com objetividade sempre que recuperava a bola e num desses lances Seferovic remata para defesa do guarda-redes. Foi o sinal para o golo que marcou logo de seguida ao aproveitar com classe um passe de Rúben Dias para as costas da defesa. O Galatasaray reagiu e viu Odysseas negar-lhe o empate já muito perto do final.
Vitória muito importante que deixa a eliminatória bem encaminhada. Importante também porque foi num contexto que permitiu dar descanso a muitos dos jogadores mais desgastados. Segue-se a deslocação à Vila das Aves para defrontar o desportivo local em mais uma jornada da Liga NOS. Venham de lá os três pontos.


Momento | Positivo | Negativo


O momento em que o Benfica nos escolhe
Defesa aos 85': Grande defesa de Odysseas Vlachodimos a segurar a vitória e os três pontos para o Ranking da UEFA que tanto jeito dão para recuperar algum do terreno perdido. 
Prémio Pablo Aimar
Resposta das apostas: De uma forma geral os jogadores que entraram deram uma resposta muito positiva. Sinal de qualidade, mas também sinal de que se trabalha nos treinos e de que a azia anda afastada do grupo de trabalho.
Prémio Bruno Cortez
Lesão de Salvio: Numa vitória no terreno do adversário após uma aposta algo arriscada na rotação da equipa, não há muito de negativo a apontar. Esperemos que a lesão não seja grave já que existem muitos desafios pela frente.


Aqui que ninguém nos ouve:
  • Confesso que não sou grande fã de rotações que mexem muito na equipa. Prefiro uma rotação constante de dois ou três jogadores do que a rotação em que joga uma equipa em cada competição. Hoje ficou algures entre as duas opções e acabou por correr bem.
  • Estrear em simultâneo três jogadores da formação nas competições europeias e logo num dos cenários mais difíceis da Europa, é de coragem. Se a acompanhar esses três estiverem outros três que pouca mais experiência têm, é de louco. Parabéns ao louco Bruno Lage.
  • Os bravos do Benfica estão em toda a parte. Parabéns a eles também!
  • Podem ver a análise sobre os putos que deram chocolate aqui: Ferro; Florentino Luís, Gedson Fernandes, João Félix.

Abraço

Espreite também:

Espreite também: