sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019


Formação @SLBenfica: Tiago Dantas

Benfica Tiago Dantas Formação

Tiago Dantas, o Pensador

Apesar da tenra idade Tiago Dantas já vai com 14 anos de ligação ao Benfica, onde chegou com apenas quatro anos, vindo da escola de futebol Simão Sabrosa. A competição oficial iniciou-se na equipa de Sub-9 encarnada na já longínqua temporada de 2008/09, começando por espalhar magia no campo dos Pupilos do Exército. Nos últimos anos tem evoluído no Caixa Futebol Campus preparando-se para o futebol profissional.
Apesar do forte assédio de vários clubes europeus, Tiago Dantas renovou recentemente o seu vínculo com o Benfica até ao final da temporada 2022/23. Esta época, à imagem de muitos dos seus colegas, tem repartido a sua atividade pelas equipas de Juniores, Sub-23 e Equipa B, sendo que ultimamente parece ter estabilizado na Equipa treinada por Renato Paiva. É natural que possa regressar aos juniores para jogar na UEFA Youth League ou na fase decisiva do campeonato nacional.

"É uma renovação que tem muito significado para mim, pois é uma coisa que eu queria desde o início e é mais um passo para chegar onde quero, que é a equipa principal."

Do seu currículo fazem parte os títulos de campeão distrital de Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis, aos quais soma o título de campeão nacional de Juniores conquistado na última temporada. Tiago Dantas soma sete internacionalizações ao serviço dos Sub-16, Sub17 e Sub19, totalizando 135 minutos de jogo e um golo marcado.
Internacionalizações:
Sub 16: 2
Sub 17: 2
Sub 19: 3
Benfica Tiago Dantas Formação
A feliz renovação chegou quando já não era esperada

Cérebro flutuante

Tiago Dantas é provavelmente o jogador mais rápido de todos os que fazem parte dos escalões de formação do Benfica. Rápido porque antes do lance acontecer, ele já o viu. Rápido porque quando o adversário lhe vem roubar a bola, ela já não está lá. Rápido porque quando o companheiro precisa da melhor linha de passe, ele já lá está. Rápido porque quando o colega de equipa lhe vai pedir a bola no espaço, a bola já lá repousa à sua espera. O Tiago não corre, flutua pelo relvado.
Um pouco à imagem do Jota, também no caso do Tiago Dantas deve ser destacado o mérito de quem apostou nele mesmo quando a sua estrutura mais franzina poderia ser um entrave ao rendimento coletivo, já que nos escalões mais baixos o diferencial físico tem muito peso. Esta aposta que o colocou permanentemente perante novos desafios obrigou-o a apurar a sua velocidade de decisão, antecipação e execução, e a encontrar sempre os espaços que o protegessem do confronto físico. Formação de qualidade é ter esta visão de longo prazo em detrimento dos resultados imediatos.
Não quero com isto dizer que o Dantas é o que é porque jogou sempre contra adversários fisicamente mais desenvolvidos, é-o porque tem um conjunto de características inatas para o ser, as circunstâncias apenas as foram refinando. Tem uma visão periférica que lhe permite mapear o posicionamento de colegas e adversários e dessa forma antecipar a decisão; tem a sagacidade tática que lhe descomplica a tomada de decisão e tem uma capacidade técnica que lhe permite executar o que o cérebro previamente decidiu. 

"Quando comecei não tinha noção de que podia chegar tão longe, mas com o avançar dos anos vamo-nos apercebendo, e eu fui-me apercebendo da minha qualidade e capacidade para chegar onde estou agora"

Sou dos que pensa que no futebol o mais difícil é jogar fácil e Tiago tem esse dom de ser um facilitador, um desatador de nós, mas não se pense que se resume a isso. Impressiona a facilidade com que de repente coloca um colega na cara do guarda-redes, como quem tira um coelho da cartola. É muito forte na execução de bolas paradas, sejam livres diretos ou laterais. Por fim tem também a capacidade de chegar a zonas de finalização e concretizar com frequência.
Embora a sendo ainda júnior, a sua integração da equipa B vem na sequência de todo o seu processo formativo e mais uma vez tem dado conta do recado. Tem ainda muito caminho a percorrer até ser opção para a equipa principal, mas que tem todo o potencial para lá chegar, ai isso tem.

Aqui que ninguém nos ouve:
  • Este tweet de fevereiro de 2018 descreve bem o Tiago Dantas:
  • O Guardiola queria o Tiago Dantas? Como não haveria de querer, é a cara dele!
  • Agora vai com calma miúdo, vai passo a passo que o futuro é teu.
  • Podem ver outras análises (parágrafo "As grandes promessas") AQUI.

Abraço

Espreite também:

Espreite também: