segunda-feira, 21 de agosto de 2017


Basquetebol: revolução tranquila

Continuar a liderar

A já habitual selfie no Estádio da Luz
A já habitual selfie no Estádio da Luz
O Basquetebol do Benfica regressou aos trabalhos com vista à nova época 2017/18. A grande novidade é a substituição do mítico Carlos Lisboa pelo ex-treinador da Oliveirense, José Ricardo. O novo treinador começou a carreira ligado ao basquetebol feminino, chegando ao título nacional com o Desportivo da Póvoa. Representou depois o BC Barcelos antes de chegar à Oliveirense. Tem ainda ligação com as selecções nacionais jovens.
Contará com a colaboração dos adjuntos de Carlos Lisboa, Nuno Ferreira e Carlos Seixas. O novo treinador terá a difícil tarefa de dar continuidade à verdadeira máquina de títulos que tem sido esta secção, com o desafio acrescido de juntar aos títulos um jogo mais espectacular que atraia os adeptos ao pavilhão. Os últimos anos têm sido ricos em conquistas, mas com algumas notas de falta de empatia entre a equipa e os adeptos que exigem mais qualidade e espectáculo.
José Ricardo à frente da Oliveirense apresentou um excelente trabalho, foi uma espécie de (quase) besta negra do Benfica nas duas últimas épocas e dele se espera muito para que o entusiasmo seja uma constante ao longo de toda a época e não apenas nos momentos de decisão.

O Plantel

A aposta em termos de plantel é na continuidade estando previsto a chegada de três reforços. Desses três reforços, dois já estão contratados, estando ainda prevista a chegada de um jogador para a posição de extremo-poste para fechar o plantel. Estão também integrados nos treinos os jovens internacionais Gonçalo Delgado e Neemias Barbosa assim como Ricardo Monteiro, mas não é certo a sua integração no plantel.
Plantel do Basquetebol do Benfica para 2017/18
Plantel do Basquetebol do Benfica para 2017/18
A nível interno o Benfica reforçou-se com a contratação de José Silva, jogador que na última época se destacou ao serviço do Porto.Do estrangeiro chega Jesse Sanders, base norte-americano de 28 anos, um metro e noventa de altura e noventa quilos de peso. O jogador passou as duas últimas épocas no campeonato alemão, contando ainda com passagens pela Austrália, Itália e Bélgica.

O plantel para 2017/18 praticamente definido:

Base: Nuno Oliveira, Jesse Sanders e Aljaz Slutej.
Base-Extremo: Carlos Morais e Tomás Barroso.
Extremo: João Soares e José Silva
Extremo-Poste: Carlos Andrade e reforço estrangeriro.
Poste: Raven Barber, Nicolas dos Santos e Cláudio Fonseca

Presença na Liga dos Campeões

A época começa com a disputa daquele que foi o único troféu não conquistado na última época, a Supertaça, na qual o Benfica defrontará o CAB Madeira. O Campeonato iniciará no pavilhão da Luz com a recepção ao Vitória de Guimarães.
A novidade desta época é a participação na Liga dos Campeões de basquetebol da FIBA. Na primeira pré-eliminatória o Benfica vai defrontar os Kapfenberg Bulls da Áustria. Caso elimine a equipa austríaca tem ainda mais duas pré-eliminatórias para jogar. Caso seja eliminado em qualquer uma das pré-eliminatórias transita para a fase de grupos da FIBA Europe CUP.

#naomefodas mode on
Espero de José Ricardo atributos que reconhecia em Aleksander Donner: liderança, competência, rigor, exigência, fome de ganhar. Espero que nenhum crl se lembre de lhe fazer a cama como fizeram ao malogrado, por causa de meninos bonitos.
Lisboa, foste o maior, crl! Mas a ideia que passava é que trabalhinho que faz falta, tá quieto.
#naomefodas mode off

Declarações

José Ricardo novo treinador do Benfica
José Ricardo novo treinador do Benfica
José Ricardo: “É um dos maiores clubes portugueses, é um dos clubes habitualmente vencedor das provas nacionais e é chegar ao topo daquilo que é possível em Portugal. Estou orgulhoso por ter sido opção para este cargo e estou extremamente ansioso para começar. É uma estrutura ampla, muito competente, muito exigente e com condições físicas e humanas que nunca tive. Prefiro a responsabilidade de ter que vencer do que precisar de um dia perfeito para vencer. Estar neste Clube é ter todas as condições para vencer todas as competições”
João Soares: “Estamos todos super motivados com esta nova temporada. É sempre bom trabalhar sobre vitórias. Queremos fazer melhor ou igual do que na temporada passada, o que significa conquistar a Supertaça. Tentamos mostrar o que é o Benfica, a sua grandiosidade e que estão no Clube para conquistar todos os títulos em que o Benfica está inserido”.
José Silva: “As minhas expetativas como jogador, por todo o sítio em que eu passo, são ajudar a equipa a ganhar títulos. Sempre fui bastante profissional na minha carreira e vou continuar a ser. O Benfica tem grandes condições de trabalho e excelentes profissionais na sua estrutura. Acho que temos todas as condições para continuarmos a ganhar títulos.”
Jesse Sanders: “Estou muito entusiasmado. É uma grande oportunidade. Estou ansioso por chegar a Lisboa para estar num grande Clube como é o Benfica. É um Clube com uma longa história. Estou muito entusiasmado por fazer parte da instituição. Quero entender o Clube e perceber o seu significado”

Nota: O Benfica, entretanto anunciou a contratação do extremo-poste norte-americano Antywane Robinson vindo do Pau-Orthez de França. O jogador de 33 anos e 2,03m de altura tem no currículo o título de campeão francês ao serviço do Cholet Basket em 2010.
 
Abraço

Espreite também:

Espreite também: